Turismo em Portugal cai mais de 20% em março

Turismo em Portugal cai mais de 20% em março

Atualizado: Segunda-feira, 18 Maio de 2009 as 12

A atividade turística em Portugal registou em março uma evolução negativa nos principais indicadores, com os números totais recuando 21,3% e os pernoites caindo 22,5%, em resultado da conjuntura econômica, cita nesta sexta-feira, 15 de maio, o INE (Instituto Nacional de Estatística) luso.

Os pernoites nos estabelecimentos hoteleiros caíram 22,5% (para 2,4 milhões) em relação ao mesmo mês de 2008, e os proveitos totais atingiram 114,2 milhões de euros, o que significa uma baixa de 21,3%, citam as estatísticas divulgadas hoje, 18 de abril, pelo INE.

Os dados de março não refletem ainda o período da Páscoa, uma vez que este ano a festividade religiosa ocorreu em abril, diferentemente do ano passado, quando ocorreu em março.

Contudo, os dados acumulados de janeiro a março confirmam essa tendência negativa.

Nesse período, o número de pernoites caiu 16,7%, e os números totais registraram uma queda de 18,5%.

"Esta tendência negativa enquadra-se no atual contexto internacional", afirma o INE, acrescentando que "a procura turística mundial, devido ao impacto da recessão econômica global, apresenta para os dois primeiros meses de 2009, um decréscimo de cerca de 8% nas chegadas internacionais de turistas em comparação com igual período de 2008".

veja também