Turismo equestre garante interação entre natureza e animais

Turismo equestre garante interação entre natureza e animais

Atualizado: Segunda-feira, 11 Abril de 2011 as 4:23

O turismo equestre é uma atividade de aventura que vem crescendo muito no Brasil, pois proporciona uma interação direta com a natureza, além da exploração de destinos com belezas naturais ou de importância histórica e cultural.

Mesmo que a pessoa nunca tenha montado, com uma simples explicação é possível dominar as técnicas e controlar o animal. Ainda, muitos operadores pelo Brasil tem se especializado em oferecer produtos diferenciados, como os passeios noturnos com a luz da lua. Estes são feitos de acordo com o perfil e experiência de cada pessoa e podem durar de 30 minutos até um dia todo.

"Cavalgar é estabelecer um elo entre o homem e a natureza. É uma prática que agrega valores e princípios. O cavalo nos proporciona tudo isso", comenta Rogério Figueiredo, advogado de Juiz de Fora (MG).

Um dos grandes diferenciais desta atividade é que ela pode ser praticada por pessoas com mobilidade reduzida. Os cavalos são muito usados em clínicas de equoterapia, desenvolvendo tratamento para o desenvolvimento biopsicossocial de pessoas com deficiência ou com necessidades especiais.

No Brasil, existem vários locais onde o turismo equestre pode ser praticado. A cidade de Bonito, no Mato Grosso do Sul, é uma das pioneiras e oferece roteiros belíssimos por toda a região. Os estados do Mato Grosso, de Minas Gerais, de São Paulo também possuem locais incríveis para as cavalgadas.

Para garantir a segurança, é importante se certificar de que as empresas são associadas à ABETA (Associação Brasileira das Empresas de Ecoturismo e Turismo e de Aventura), que trabalha para fortalecer o segmento e reforçar o potencial do Brasil para oferta segura e responsável de atividades de Ecoturismo e Turismo de Aventura.

veja também