Turismo internacional na China cai 3% entre janeiro e setembro

Turismo internacional na China cai 3% entre janeiro e setembro

Atualizado: Quinta-feira, 19 Novembro de 2009 as 12

A China recebeu 93,9 milhões de turistas internacionais nos nove primeiros meses de 2009, o que supõe um descenso de 3,45% em relação ao mesmo período do ano passado.

Segundo publicou hoje o jornal oficial "China Daily", os números melhoraram à medida que a recuperação econômica é mas visível.

Para Li Kezhi, diretor do departamento de promoção turística e cooperação internacional da Administração Nacional de Turismo, "a crise financeira global e a explosão da gripe AH1N1 somaram efeitos no setor".

No entanto, o setor turístico chinês não se ressentiu do descenso graças ao aumento do turismo doméstico, muito maior em números absolutos e que subiu 1,9%.

O diretor assegurou que as perspectivas do próximo ano são boas, sobretudo graças à celebração da Exposição Universal de Xangai, um evento que espera receber a visita de 70 milhões de pessoas, entre eles 5 milhões de turistas internacionais.

Em 2008, as visitas de estrangeiros - incluindo habitantes de Macau, Hong Kong e Taiwan - na China alcançaram os 130 milhões graças à celebração dos Jogos Olímpicos em Pequim.

veja também