Turismo médico, estrangeiro gasta muito no Brasil

Turismo médico, estrangeiro gasta muito no Brasil

Atualizado: Quinta-feira, 25 Agosto de 2011 as 10:31

  Embora o Brasil seja famoso por suas praias e atraia turistas do mundo todo no período do Carnaval, existe um segmento do turismo que apresenta números expressivos e que tem grande potencial para crescer: é o Turismo Médico.

Para se ter uma ideia da importância desse segmento turístico, os pacientes estrangeiros que desembarcam no Brasil para tratar da saúde chegam a gastar, em média, US$ 300 por dia (R$ 480  * ) – sem considerar as despesas médicas.

Além disso, o turismo médico atrai cerca de 31 mil pacientes por ano ao Brasil, de acordo com dados do Ministério do Turismo, vindos principalmente das seguintes regiões: Angola, Europa, América Latina e Estados Unidos. A expectativa é que, nos próximos cinco anos, o segmento cresça 35% no Brasil.

Visto de Saúde

Porém, um dos principais entraves para essa expansão tem a ver com o Visto de Saúde. "A resolução já existe, mas não tem total respaldo para ser aplicada", explica uma das organizadoras do MTMB (Medical Travel Meeting Brasil), Mariana Palha.

Por isso, esse será um dos principais temas que será discutido na segunda edição do MTMB – principal evento de turismo médico do país. Na tarde de 30 de agosto, um representante do Ministério da Saúde no CNIg (Conselho Nacional de Imigração) abordará a Resolução Recomendada nº 02/2000, que trata do assunto nas esferas legais. "Queremos conscientizar quanto à urgência de uma revisão da resolução, a fim de agilizarmos os trâmites para concessão, em caráter excepcional, do visto temporário para estrangeiros que venham ao Brasil para tratamentos médicos. Isso pode impulsionar expressivamente o segmento no País", acrescenta Mariana.

MTMB 2011

Lideranças nacionais e estrangeiras e renomados profissionais da área de saúde vão discutir, nos dias 29 e 30 de agosto, o segmento de turismo médico no País.

Entre outros assuntos, eles vão abordar a demanda do mercado internacional, as novidades e soluções na inserção no mercado global, as oportunidades de investimento no mercado brasileiro, o lançamento oficial da Associação Brasileira de Medical Travel e da plataforma Brazil Health.com (que reúne os principais players do setor em um só portal) e a regularização do visto de saúde.

veja também