Turismo responde por 3,6% do PIB brasileiro

Turismo responde por 3,6% do PIB brasileiro

Atualizado: Terça-feira, 25 Outubro de 2011 as 11:20

Os dados fazem parte da pesquisa "Turismo, uma perspectiva macroeconômica", produzidos por técnicos do ministério e do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística). Vieira participa do encontro entre os ministros do Turismo das 20 maiores economias do mundo, o "T-20".

No discurso que o ministro fará, ele aponta para a falta de maiores informações quantitativas do setor no Brasil, que poderiam auxiliar empresários e governo na formação de políticas públicas. Além disso, haverá por parte de Vieira uma demonstração de empenho, perante seus pares do mundo rico, para ampliar a atividade no país.

Segundo a pesquisa, o valor da produção das "atividades características de turismo", de acordo com a denominação do IBGE, foi de R$ 168,8 bilhões (3,6% do total da produção) em 2007.

Para técnicos do Ministério do Turismo, os valores "aumentaram muito" nos últimos quatro anos, mas o PIB (Produto Interno Bruto) também, o que deixa o patamar de 3,6% de participação do turismo no total da produção nacional, de 2007, "muito próximo" do patamar ocupado pelo setor neste ano.

veja também