Turismo rural nordestino: nem só de praias vivem o Ceará e a Bahia

Turismo rural nordestino: nem só de praias vivem o Ceará e a Bahia

Atualizado: Quinta-feira, 28 Janeiro de 2010 as 12

Turismo rural nordestino: nem só de praias vivem o Ceará e a Bahia É difícil esquecer o belíssimo litoral nordestino. É difícil esquecer o belíssimo litoral nordestino. Mas imagine a delícia que é acordar com o canto dos pássaros e beber leite tirado na hora. Bahia e Ceará mostram a cara do seu turismo rural.

Que o litoral do Nordeste é um imenso paraíso todo mundo já sabe. Mas o turismo rural em terras nordestinas ainda é uma novidade. A Bahia e o Ceará, Estados presentes na 6ª Feira Nacional de Turismo Rural, em São Paulo, querem mostrar aos paulistanos e a todos os brasileiros que têm potencial para exibir as maravilhas da vida no campo em suas terras.

Acordar com o canto dos pássaros, beber leite tirado na hora e cavalgar por matas com cenários incríveis. Tudo isso é possível na Bahia e no Ceará, famosos pelos seus belos litorais.

O interior baiano também tem paisagens de tirar o fôlego. Além disso, a gastronomia é um show à parte. Os pratos típicos oferecidos nas fazendas da Bahia têm um ingrediente inesquecível: o famoso tempero caseiro. Comidas feitas no fogão à lenha dão um sabor especial à culinária rural. Entre os destaques estão a galinha caipira, a frigideira de maturi e a maniçoba. Doces e licores de frutas nativas da região, como o jenipapo, completam o banquete.

Nas fazendas da Bahia os turistas poderão fazer passeios a cavalo, andar de pedalinho, passear de charrete, ter contato com vários animais, como galinha, pato, ganso, porco, além de observação de pássaros, colher e consumir frutas na hora, entre outras atividades.

Os mais aventureiros têm à sua disposição esportes radicais nas próprias fazendas, como trilhas. Banhos de cachoeira também fazem parte das opções de lazer.

Os turistas podem ficar hospedados nas próprias fazendas. Há desde as muito antigas e que conservam o mobiliário original, onde o visitante será recebido pelo proprietário da fazenda e poderá vivenciar as atividades produtivas. Para quem busca mais conforto, é possível ficar nos hotéis-fazenda, que oferecem infraestrutura moderna e serviços de alta qualidade, sem deixar de lado as características do ambiente rural.

Turismo rural no Ceará

Jericoacoara, Canoa Quebrada, Fortaleza e todas as belezas do litoral cearense podem ser consumidas pelos turistas, inclusive juntamente com as atrações rurais do Ceará.

A apenas 70 quilômetros de Fortaleza, já é possível entrar no cotidiano rural do Estado. Uma das mais belas propriedades preservadas, o Sítio Lucas, leva o visitante, inclusive, a uma viagem no tempo, ao ver de perto os processos produtivos do engenho do século 19. As instalações do engenho foram restauradas, assim como o casario.

Situado entre as Serras de Baturite, Aratanha e Maranguape, fica a Fazenda Hotel Vale do Juá (85 3246-7501). Com toda a estrutura, o local oferece 12 chalés. A Casa Grande sedia o restaurante, piano bar, salão de jogos, recepção, além de 12 apartamentos, com varanda e ar condicionado. Na fazenda, que ocupa uma área de 260 hectares há criação de bovinos, equinos, ovinos e búfalos. Há, ainda, aves exóticas.

Onde ficar:

Bahia:

- São Geraldo Hotel Fazenda

- Hotel Vale do Jiquiriçá

Ceará:

- Fazenda-Hotel Repouso das Águas

- Hotel Resort Hofbräuhaus

- Chalé Nosso Sítio

veja também