Turismo será 9% do PIB mundial neste ano

Turismo será 9% do PIB mundial neste ano

Atualizado: Segunda-feira, 22 Novembro de 2010 as 12

O turismo será uma das indústrias mais dinâmicas da economia global quando forem indicados os números gerais deste ano. Deverá representar 9% do PIB mundial, com a geração de 235 milhões de empregos correspondentes a 8% do mundo inteiro, de acordo com a Organização Internacional do Trabalho. O estudo aponta que, mesmo com os aspectos sofridos e decorrentes da crise econômica e social, o turismo internacional supera expectativas e volta a ser um ícone de crescimento e desenvolvimento.

As previsões da OIT indicam que nos próximos dez anos, o turismo será responsável pela geração de 296 milhões de postos de trabalho. ‘O turismo tem potencial de converter-se em importante fonte empregadora e de maior intensidade’, salientou o diretor geral da organização, Juan Somavia.

As mudanças e desafios do setor de hospedagem e turismo terão análise nesta semana – 23 e 24 – em um Fórum Mundial que reunirá mais de 50 países com representantes de governos e entidades ligadas ao trabalho.

Na análise geral do Fórum será observado que depois de vários anos de crescimento seguido, o setor do turismo começou a ter quedas na segunda metade de 2008, intensificada na continuidade do ano passado. O turismo em geral sofreu uma queda de 4%, com as regiões mais afetadas sendo as Américas (-4,6%), o Oriente Medio (-4,9%) e a Europa (-5,7%) Apenas a África marcou crescimento sustentável (+ 2,9)

veja também