Turistas brasileiros nos EUA devem crescer 135% até 2016

Turistas brasileiros nos EUA devem crescer 135% até 2016

Fonte: Atualizado: sábado, 31 de maio de 2014 às 09:22

O escritório americano do turismo projeta um aumento de 135% no desembarque de turistas brasileiros nos Estados Unidos nos próximos cinco anos. Serão 2,811 milhões de turistas brasileiros em 2016, ante 1,198 milhão observado em 2010, segundo projeções divulgada nesta manhã.

Se os números se confirmarem, o Brasil será o quarto maior emissor de turistas, atrás do Reino Unido, Japão e China, quando considerados países que não fazem fronteira com os Estados Unidos.

O Brasil ficará na sexta posição quando considerados dois países fronteiriços, o Canadá (principal emissor de turistas em 2016, com 26,7 milhões) e México (segundo lugar, com 16,313 milhões).

Hoje, o Brasil é o quinto maior emissor de turistas, entre os países que não fazem fronteira com os Estados Unidos, ou o sétimo, se considerados Canadá e México. O Brasil deverá superar a Alemanha e a França até 2013.

Apesar de prever forte crescimento para o Brasil, o escritório americano de turismo reviu para baixo as projeções para os viajantes brasileiros em 2014 e 2016, pois é provável que nestes anos muita gente fique no próprio Brasil para assistir à Copa do Mundo e às Olimpíadas. No começo do ano, a projeção era de crescimento de 150% até 2016.

O número de turistas esperado até 2013, porém, foi revisto para cima. As viagens de brasileiros têm crescido a taxas entre 30% e 60% nos últimos 21 meses, comparados com períodos correspondentes de anos anteriores, aponta o escritório de turismo. Nos oito primeiros meses desse ano, cresceu 27% Segundo o escritório americano de turismo, os fatores que contribuem para o crescimento do número de viajantes brasileiros são o real forte, aumento da população de classe média, baixo desemprego, maior acesso a crédito e preços mais baixos nos Estados Unidos para bens de consumo, sobretudo eletrônicos.

Para atrair mais brasileiros, os Estados Unidos estudam facilitar ou até eliminar a exigência de vistos para brasileiros. Tambem têm investido em plantões nos consulados para reduzir a fila para obtenção de vistos. Ao mesmo tempo em que quer atrair mais turistas, porém, os Estados Unidos estão preocupados em barrar imigrantes ilegais.

A China deve crescer mais do que o Brasil nos próximos cinco anos, com um avanço de 275%. Se as projeções se confirmarem, o país asiático passará da 9ª posição para a 3ª posição, subindo de 802 mil visitantes em 2010 para 2,997 milhões em 2016.

Este conteúdo foi útil para você?

Sua avaliação é importante para entregarmos a melhor notícia

Siga-nos

Mais do Guiame

O Guiame utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência acordo com a nossa Politica de privacidade e, ao continuar navegando você concorda com essas condições