Turistas entram em contato com a natureza na Reserva do Sebuí

Turistas entram em contato com a natureza na Reserva do Sebuí

Atualizado: Quarta-feira, 17 Agosto de 2011 as 11:12

Essa porção intacta de Mata Atlântica, em Guaraqueçaba, no litoral do Paraná, é uma reserva particular do patrimônio natural, mas a visitação é permitida, mas a entrada de turistas é controlada. Quem vai até a reserva tem a oportunidade de ficar muito perto da natureza.

Tudo no local é pensado para dar esse privilégio ao visitante, como uma passarela onde se caminha sobre o mangue, um ecossistema rico e ao mesmo tempo selvagem. Dependendo da época, é possível avistar animas, como o bugiu, uma espécie de macaco.

Os caminhos levam a lugares onde a mata esconde lindas cachoiras. Apesar de gelada, a água faz a alegria dos turistas.

No jantar, o cardápio inclui ostras assadas na brasa. A comida é preparada no fogão a lenha, com o sabor do tempero caiçara.

A pousada é simples, mas não falta conforto. O banho é quente graças à energia solar e o esgoto é tratado. As acomodações deixam o visitante em meio à natureza.

A reserva é um imenso viveiro de espécies nativas, como o palmito. Além das trilhas na mata, a reserva tem outras opções de lazer. Passeios de caiaque pelas águas geladas do rio e pelos canais da baía. Ideais para uma boa remada. Não é preciso ter prática. Quem conhece o local pela primeira vez, vive uma experiência inesquecível. “É uma experiência que as pessoas levam para o resto da vida”, declara Raphael Sobania, biólogo.

Serviço:

O visitante paga R$ 400,00 ou 600,00 por pessoa, para três dias na Reserva, com tudo incluso: transporte, hospedagem, alimentação, guia, passeios.

O valor mais alto é para embarque em Paranaguá. A viagem leva mais tempo de barco. O valor menor é para embarcar em Guaraqueçaba. O turista deve ir por conta própria de Paranaguá a Guaraqueçaba e paga R$ 15,00 pelo barco de linha, que sai uma vez por dia.

Grupos: no mínimo quatro pessoas, no máximo 12. O grupo ideal é entre 8 e 10 pessoas.

Outros passeios de barco inclusos:

- revoada dos papagaios chauás; bancos de areia da ilha de Superagui; e Parque Nacional do Superagui.

veja também