Turistas norte-americanos aprovam as opções turísticas oferecidas pela cidade de Santos (SP)

Turistas norte-americanos aprovam as opções turísticas oferecidas pela cidade de Santos (SP)

Atualizado: Segunda-feira, 6 Abril de 2009 as 12

''It’s breath taking!!'' Com essa expressão inglesa, que pode ser traduzida como ‘é de tirar o fôlego!’, a turista californiana Martha Vega expressou sua admiração pela cidade, que teve a oportunidade de conhecer graças ao programa ‘Santos Todos a Bordo!’ . Com ela se achavam, na última sexta-feira (13), mais 420 norte-americanos, que pisaram pela primeira vez em solo santista, ponto de partida de um cruzeiro marítimo rumo a Valparaíso, no Chile. Eles circularam em 12 ônibus, no trajeto do Canal 1 até o Terminal de Passageiros Giusfredo Santini (Concais), via praias, com guias bilíngues esclarecendo sobre diversos locais de interesse cultural e turístico.

Fred Geib, da Pensilvânia, afirmou que voltará a Santos para apreciar melhor o jardim e as praias. “É o visual mais lindo que vi em uma cidade litorânea ! O jardim combinou com tudo, e quero presenciar o pôr-do-sol desse lugar”. Martha também elogiou a iniciativa do projeto, por permitir que os viajantes admirarem alguns atrativos da cidade, enquanto aguardam o embarque nos transatlânticos. No final da tarde, o grupo norte-americano embarcou no ‘Radiance of the Seas’, um dos três navios que zarparam de Santos na sexta-feira.

Aproveitando o tempo

Não são apenas os turistas estrangeiros que podem usufruir dessa vantagem. Todos os ônibus de excursão que chegam à Cidade são orientados a seguir para o Centro de Treinamento Meninos da Vila, do Santos Futebol Clube. Dali, os motoristas optam por uma das quatro rotas turísticas e uma rota expressa que vão até o Terminal de Passageiros da Concais, com auxílio de um mapa e acompanhamento de um monitor para fornecer todas as informações.  

Rota 14

Duração: 34 minutos - Ida pelo Canal 1 (Av. Pinheiro Machado) e retorno pelo Canal 4 (Av. Siqueira Campos) – Trajeto: segundo Centro de Treinamento do Santos Futebol Clube; Santa Casa de Misericórdia de Todos os Santos, que deu nome à Cidade; Campo da Portuguesa Santista, conhecida como ‘portuguesinha’; Campo do Santos Futebol Clube, o famoso ‘Alçapão da Vila Belmiro’; Cemitério Vertical ( o maior do mundo); Orquidário (parque zoobotânico). Na orla da praia: Parque do Emissário Submarino, com escultura de Tomie Ohtake pelo Centenário da Imigração Japonesa; Escola de Esportes Radicais e Monumento do Surfista; monumento da Colônia Espanhola a Cristóvão Colombo, pelo 5º Centenário do Descobrimento da América; monumento ao poeta santista Martins Fontes; Laboratório Ambiental, onde se monitora a água dos canais; Monumento a Saturnino de Brito, idealizador dos canais de drenagem e do jardim da praia; Praça das Bandeiras, onde elas estão hasteadas em homenagem a todos os estados do Brasil; Cinearte no Posto 4; monumento ao santista Vicente de Carvalho, ‘ o poeta do mar’; Gibiteca no Posto 5; Monumento Japonês; Ilha de Conveniência com Posto de Informações Turísticas (PIT); Pinacoteca Benedicto Calixto (casarão de antigo “barão do café”); prédios tortos. Retorno pelo Canal 4.

Rota 17

Duração: 37 a 43 minutos. Ida pelo Canal 1 (Av. Pinheiro Machado) e retorno pelo Canal 7 (Av. Gal. San Martin). Trajeto igual ao da Rota 17. Depois da Pinacoteca Benedicto Calixto: Basílica do Embaré com praça e monumento de Santo Antônio; quiosques do popularmente conhecido CPE (centro de paqueras do Boqueirão); biblioteca do Posto 6; Fonte do Sapo, onde todos os domingos acontece o ‘Baile na Praia’; prédio da Escolástica Rosa, primeira escola profissionalizante do País; monumento a João Otávio, fundador da Escolástica Rosa; Aquário Municipal, o segundo equipamento turístico mais visitado do estado, superado apenas pelo Zoológico de S.Paulo; Museu de Pesca, com esqueleto de baleia de 22 m; Deck do Pescador; Ponte dos Práticos, local de partida dos passeios de escuna.

Rota 24

Duração: 30 minutos. Ida pelo Canal 2 (Av. Bernardino de Campos) e retorno pelo Canal 4 (Av. Siqueira Campos). Trajeto: Segundo Centro de Treinamento do Santos Futebol Clube; Santa Casa de Misericórdia de Todos os Santos, que deu nome à Cidade; campo da Portuguesa Santista, conhecida como ‘portuguesinha’; campo do Santos Futebol Clube; Beneficência Portuguesa (prédio neocolonial brasileiro). Na orla: início na Escola de Esportes Radicais e final na Pinacoteca Benedito Calixto.

Rota 27

Duração: 26 a 34 minutos. Ida pelo Canal 2 (Av. Bernardino de Campos) e retorno pelo Canal 7 (Av. Gal. San Martin). Trajeto igual à Rota 24, prosseguindo pela orla desde a Escola de Esportes Radicais até a Ponte dos Práticos.

ROTA EXPRESSA: utilizada em caso de emergência ou em decorrência de imprevistos, tem duração de 18 minutos.

O programa ‘Santos Todos a Bordo!’ acontece desde 2006 e, na temporada passada, atendeu mais de 16 mil passageiros. Pesquisa realizada com os participantes indicou que 89% dos entrevistados aprovaram a iniciativa e mais de 90% manifestaram interesse de voltar à Cidade para conhecê-la melhor. Os guias que embarcam nos ônibus entregam folhetos, mapas e divulgam o número do Disk-Tour (0800-173-887), para mais informações.

veja também