Turistas se mobilizam para ajudar na limpeza de São Luiz do Paraitinga 40SP41

Turistas se mobilizam para ajudar na limpeza de São Luiz do Paraitinga 40SP41

Atualizado: Segunda-feira, 11 Janeiro de 2010 as 12

Os turistas que frequentam o Carnaval em São Luiz do Paraitinga (SP) se mobilizaram pela internet e prometem ir até o município durante o próximo fim de semana para ajudar na limpeza e reconstrução da cidade, devastada pela enchente no início deste ano. "A gente está se mobilizando pelo Orkut e pelos amigos. As pessoas inclusive estão se mobilizando para fazer a limpeza da cidade", disse ao site "G1" o administrador Leonardo Camargo, morador de um bairro na Zona Oeste de São Paulo. Ele, junto com amigos, recolhem donativos para tentar encher um caminhão. O grupo pretende ir a São Luiz do Paraitinga no próximo sábado

Camargo costuma frequentar o Carnaval e outras festas no município paulista desde 2003. "Meu primeiro contato foi no rafting, fiquei amigo do instrutor e ele me convidou para ir ao carnaval da cidade", contou o administrador, que comentou a tristeza pela destruição que a chuva causou. "Parecia que estava tirando um pedaço da nossa história, é um negócio triste demais. E isso está mobilizando a gente a reconstruir".

Já o empresário e estudante Rafael Lombardi diz que vai organizar um trote solidário na faculdade onde estuda para recolher donativos. Ele pretende chegar ao município na noite do próximo sábado e dormir em um camping, para ajudar durante todo o domingo. "Acho que um fim de semana sem sair não vai custar nada para mim. Tem muita gente lá que está precisando", afirmou Lombardi.

Lombardi passou o carnaval em São Luiz do Paraitinga em 2007 e, por isso, decidiu ajudar a população. Ele ficou hospedado perto da igreja matriz, que desabou após o temporal. "O vídeo da igreja desabando me chocou muito", contou.

O diretor municipal de turismo, Eduardo de Oliveira Coelho, afirmou na última quinta-feira que muitas pessoas procuram informações sobre como ajudar o município. "Tem muita gente ligando, o pessoal está sendo bem solidário", afirmou.

veja também