Turistas se rendem ao espetáculo das baleias francas

Turistas se rendem ao espetáculo das baleias francas

Atualizado: Quarta-feira, 25 Agosto de 2010 as 11:13

A Temporada 2010 de Observação de Baleias Francas (whale watching), no litoral sul de Santa Catarina, está apenas começando, mas promete fazer a alegria de turistas e estudiosos. No que depender da saltitante "Daiane dos Santos" o espetáculo está garantido.

A fêmea com jeito de ginasta  foi apelidada pelo empresário Enrique Litman, proprietário do Grupo Vida Sol e Mar, que inclui a agência responsável pelo whale watching.   Daiane encantou turistas durante um passeio nas imediações da Praia do Rosa (Imbituba/SC), região que é verdadeiro berçário dos cetáceos e que faz parte da APA  (Área de Proteção Ambiental da Baleia Franca).

De acordo com Litman, a temporada deste ano deve se estender por mais tempo. "Em pleno agosto temos avistado grupos de indivíduos 'singles' e em acasalamento. Isso nos permite afirmar que a temporada está 'atrasada', já que não existe a predominância absoluta de mães e filhotes, repetindo o que ocorreu na Península Valdéz, na Argentina", situa Litman.  Sorte dos brasileiros, que assim podem ver os gigantes dos mares em setembro, outubro e novembro, meses mais quentes que os do início da temporada das francas (julho e agosto).

Os passeios de whale watching - realizados em embarcações construídas especialmente para este fim - duram, em média, 1h30min e contam com a orientação de biólogos do Instituto Baleia Franca (IBF), que repassam aos turistas informações sobre o comportamento dos animais, importância histórica e necessidade de preservação da espécie. A agência responsável -  Turismo Vida Sol e Mar -  é licenciada pelo IBAMA, reconhecida pela EMBRATUR e cumpre à risca  a legislação vigente para aproximação das baleias.

Nos últimos anos, Rio Grande do Sul, Paraná e Santa Catarina destacaram-se como os Estados que mais emitem turistas para fazer whale watching embarcado no litoral sul de Santa Catarina. No mundo, mais de 12 milhões de pessoas por ano, em 87 países, praticam a observação de baleias, movimentando U$ 2,4 bilhões.

Serviço:

Observação de Baleias, embarcado

Valores:

R$ 140,00 por pessoa (sábados, domingos e feriados)

R$ 90,00 por pessoa (de segunda-feira a sexta-feira)

Grupo mínimo: seis pessoas

Idade mínima: cinco anos

Contatos: 48 - 3254-4199 |  9981.0592  |  3355-6111.                     

[email protected] endereço de e-mail está protegido contra spambots. Você deve habilitar o JavaScript para visualizá-lo.

www.vidasolemar.com.br

veja também