Um jeito diferente de conhecer o bairro Santa Teresa, no Rio de Janeiro

Um jeito diferente de conhecer o bairro Santa Teresa, no Rio de Janeiro

Fonte: Atualizado: sábado, 31 de maio de 2014 às 10:20

Se você está de olho em um roteiro nada comum para conhecer o Rio de Janeiro, a dica é começar fazendo a diferença pela hospedagem. O charmoso bairro de Santa Teresa, no Centro da cidade, foi selecionado para receber, por exemplo, a rede Cama e Café, a primeira rede brasileira de Bed & Breakfast, um sistema de hospedagem que nasceu na Irlanda e já faz sucesso em todo o mundo. A ideia é simples: uma central de reservas faz a ligação entre o anfitrião e o hóspede, que pode escolher a residência pelas vantagens e facilidades oferecidas ou por interesses mais pessoais. Em 2010, esse jeito diferente de se hospedar no bairro completa sete anos com 25 casas cadastradas e a época de maior procura é entre os meses de dezembro e março, quando o calor está em alta na cidade. É, sem dúvida, uma ideia com preços acessíveis para quem quer sentir o clima da cidade sem estar hospedado nos tradicionais hotéis e pousadas.

Sem sair de Santa Teresa, você já tem diversas opções de passeio ao ar livre. Que tal circular de bondinho pelas estreitas ruas do bairro? Também não faltam lojinhas de artesanato, ateliês, bares e restaurantes e dois lugares são imperdíveis: o Convento de Santa Teresa – construído no século XIX e que deu o nome ao bairro – e a mais famosa escadaria da cidade - a Selarón, com 215 degraus cobertos de mosaicos de cerâmica nas cores verde, amarelo e azul. A obra é assinada pelo artista chileno Selarón, o que explica o nome da escada.

Outra vantagem do bairro é a proximidade da Zona Sul e da Lapa, que oferecem diversas opções de diversão durante toda a semana. Na Zona Sul, você pode conhecer os principais pontos turísticos do Rio, como o Pão de Açúcar, o Corcovado e o Jardim Botânico, além das famosas praias que encantam visitantes de diferentes países. Já a Lapa é o cantinho boêmio da cidade, marcado por uma vida noturna movimentada por diversos bares e dois espaços para shows – o Circo Voador e a Fundição Progresso. Assim, o objetivo é permitir que o visitante tenha um contato integral com o ritmo de vida dos cariocas, unindo hospedagem, lazer e cultura.

Este conteúdo foi útil para você?

Sua avaliação é importante para entregarmos a melhor notícia

Siga-nos

Mais do Guiame

O Guiame utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência acordo com a nossa Politica de privacidade e, ao continuar navegando você concorda com essas condições