Um vale de dinossauros em pleno território brasileiro

Um vale de dinossauros em pleno território brasileiro

Atualizado: Quinta-feira, 1 Abril de 2010 as 12

O Vale dos Dinossauros é um dos mais importantes sítios paleontológicos do mundo. É lá que se registra a maior incidência de pegadas de dinossauros em todo o planeta. E fica no Brasil, mais precisamente no alto sertão da Paraíba.

Trata-se de uma área de cerca de 1.730 km2, que abrange 30 localidades, entre elas os municípios de Sousa, Aparecida, Marizópolis, Vieirópolis, São Francisco, São José da Lagoa Tapada, Santa Cruz, Santa Helena, Nazarezinho, Triunfo, Uiraúna, São João do Rio do Peixe e Cajazeiras.

Os achados mais importantes estão na Bacia do Rio do Peixe, município de Sousa, a 420 km da capital paraibana, João Pessoa. Lá encontram-se rastros e trilhas fossilizadas de mais de 80 espécies. Destaque para as trilhas da Passagem das Pedras, onde foram descobertas os primeiros indícios de dinossauros brasileiros, no fim do século 19.

De acordo com os paleontólogos, os rastros descobertos (que variam em tamanho) têm pelo menos 143 milhões de anos. No Vale dos Dinossauros é possível ver também marcas petrificadas de gotas de chuva, plantas fósseis, ossadas parciais de animais pré-históricos e pinturas rupestres feitas pelos antigos habitantes. Estas últimas localizam-se principalmente no Serrote do Letreiro (em Sousa) e no Serrote da Miúda (municípios de São Francisco e Santa Cruz).

Uma aula prática de história que aventureiro nenhum pode perder.

Serviço

Quem leva

CiaEco, tel.: (11) 5571-2525

Postado por: Felipe Pinheiro

veja também