Urussanga (SC): recheada de atrativos naturais e culurais

Urussanga (SC): recheada de atrativos naturais e culurais

Atualizado: Terça-feira, 18 Agosto de 2009 as 12

Situada na região Sul de Santa Catarina, Urussanga possui uma população aproximada de 20.000 habitantes, 75% de origem italiana, descendentes de grandes desbravadores.

Conhecida pela Festa do Vinho e Rittorno Alle Origine. Urussanga é também recheada de atrativos naturais e culturais. Turismo e eventos também são destaque na economia local atraindo milhares de visitantes.

A Festa do Vinho de Urussanga é uma das maiores festas temáticas de Santa Catarina é realizada bienalmente desde 1984 e oferece atrações culturais, folclóricas e gastronômicas, valorizando as tradições dos imigrantes italianos.

Várias manifestações culturais celebram a cultura herdada dos imigrantes italianos, como reuniões informais, com muita música. Há diversas vinícolas e casas onde o visitante pode adquirir o bom vinho artesanal da região.

Atualmente a economia de Urussanga é diversificada. Cita-se a indústria moveleira, derivados de plásticos, esquadrias de alumínio, cerâmica, equipamentos, insumos agropecuários, vitivinicultura, fruticultura, carvão mineral, laticínios, comércio e prestação de serviços.

Urussanga tem boa infra-estrutura turística, com restaurantes, playgrounds, pistas de skate, hotéis, parque aquático e pousadas, entre outras alternativas de hospedagem. É aconselhável fazer reserva com antecedência.

Atrações Turísticas

Dotada de grande beleza paisagística, Urussanga tem nos elementos culturais preservados e amplamente cultivados os seus principais atrativos. A propriedade rural da família Galdino Benz Fontana é o mais importante e original conjunto de edificações em madeira da cidade.

Na cidade existe a ''La Pietá'', uma réplica em tamanho original da escultura de Michelângelo, doada pelo papa Paulo VI no 1º Centenário de Fundação de Urussanga. Existem também vários edifícios históricos, especialmente na praça Anita Garibaldi, mantendo a característica italiana da cidade.

Visite as vinícolas da cidade, especialmente a Casa del Nonno e a Mazon, cantinas que recebem visitantes para conhecer o processo de industrialização do vinho e derivados.

Museu Histórico Municipal de Urussanga

Construído em 1971 é um ícone da cultura e história do município. O museu possui um acervo permanente em uma sala que totaliza 160 m². Ele preserva a vida e as dificuldades enfrentadas pelos italianos. Ali, as lembranças da colonização podem ser vistas, em detalhes, cores e formas.

Centro Cultural de Urussanga 

Praça Longarone

Residência da família Nichele

Como Chegar

De Carro:

Acesso pelas rodovias BR-101, SC-444, SC-445 (Morro da Fumaça, acesso principal) e SC-446, passando por Criciúma e Cocal do Sul (acesso sul) ou Gravatal e Orleans (acesso norte). Aeroporto em Forquilhinha, a 31km de distância.

veja também