Uuçuca 40BA41: agradáveis surpresas da natureza

Uuçuca 40BA41: agradáveis surpresas da natureza

Atualizado: Quarta-feira, 6 Julho de 2011 as 10:38

Envolta por praias, cachoeiras e fazendas, Uruçuca está a 401km de Salvador e é destino certo para os fãs do ecoturismo. Surgida do povoado Água Preta do Mucambo, assim chamado por ser banhado por águas escuras. São 20 km de praias primitivas do litoral baiano, praticamente desertas em toda sua extensão, com um mar azul de águas claras e mornas, Uruçuca fica localizada em meio a fazendas de cacau e fora do litoral.

Mas neste local os visitantes vão deparar com surpresas agradáveis, como o povoado de Serra Grande, que fica a 300 metros do nível do mar, e de onde se avista grande faixa do litoral até a cidade de Ilhéus, a uma distância de 50 km.

Seguindo o litoral em direção a Itacaré, ao longo dos extensos coqueirais, a natureza surpreende com belos espetáculos, riachos descem a serra formando pequenas cascatas que deságuam próximo ao mar, num cenário ímpar.

Além desse cenário inigualável, conta-se com a excelente culinária típica da região para se degustar peixes e mariscos muito bem temperados nos restaurantes simples que oferecem boa comida. Há pousadas construídas em estilo rústico, mas aconchegante, algumas à beira mar, com bons serviços e preços convidativos.

História e Cultura  

Do antigo povoado criado em 1906, denominado de Água-Preta do Mucambo, por serem escuras as águas que banhavam a localidade, surgiu o município de Uruçuca, cujas praias, cachoeiras e fazendas se constituem em fortes atrativos para a prática de ecoturismo. 

O nome Uruçuca vem de urucu – grosso, gordo, abelha grande e côa - mato, erva, Mato da Abelha Grande ou do tupi-guarani – “águas escuras”. Nesse município ficam a Área de Proteção Ambiental Itacaré/Serra Grande e o Parque Estadual da Serra do Conduru, a terceira maior biodiversidade do mundo.

Atrações Turísticas  

Pontos turísticos

Fazenda São Tomé

A fazenda recebe visitantes com programação antecipada ou através de agências de viagens e turismo. Banho de mar e, também em uma pequena lagoa existente no local. Pode-se ainda fazer caminhadas na praia e almoçar no local.

Cachoeira do Zé Maria e Poço do Robalo

Caminhar em trilhas ladeadas de Mata Atlântica, e tomar um revitalizante banho de cachoeira. Caminhando mais 1 km, pode-se relaxar nas águas escuras do Poço do Robalo.

Povoado de Serra Grande e Represa

Conhecer e passear pela tranqüila Vila de Serra Grande, banhar-se na represa, a que se atribui propriedades afrodisíacas. Apreciar e adquirir artesanato local.

Praias

Praia Patizeiro  

É pouco freqüentada. Muito boa para banho de mar e caminhadas.

Praia Barra do Tijuípe  

Praia pouco freqüentada, excelente para banho de mar ou rio, pois está localizada na foz dos rios Tijuípe e Tijuipinho. Possui manguezal, o que favorece a pesca.

Praia do Pompilho  

Encontra-se em propriedade particular (acesso restrito), e possui uma pequena lagoa, formando um cenário muito bonito. Boa para banho e caminhadas.

Prainha

Formada por uma pequena enseada cercada de recifes, possui fonte de água doce. Seu acesso se faz subindo a pé ou em carro de tração 4X4.

Praia do Pé de Serra

Nas proximidades há uma fonte de água doce cristalina. A praia é um local privilegiado para se observar a chegada das jangadas, principalmente a partir das 17 horas. A pesca é feita a cerca de 5 milhas da costa, onde as jangadas param perto dos recifes, área de vermelhos, ciobas, cavalas, sororocas, aricós, beijupirás, arraias, meros e pampos. É comum encontrar baleias e golfinhos, principalmente a partir de setembro. Boa para banho.

Ecoturismo e Natureza  

Na cidade também fica a Área de Proteção Ambiental Itacaré/Serra Grande e o Parque Estadual da Serra do Conduru.

Como Chegar  

De Carro:

Sair de Salvador e seguir pela BR-324 até o entroncamento da BR-101, que leva até Uruçuca.

De Ônibus:  

De Ilhéus, ônibus partem diariamente do Terminal Rodoviário para a localidade.

De Avião:  

Algumas linhas aéreas mantêm vôos diários para Ilhéus partindo de Salvador, Rio de Janeiro, Belo Horizonte e São Paulo.

veja também