Vai viajar no carnaval?

Vai viajar no carnaval?

Atualizado: Sexta-feira, 12 Fevereiro de 2010 as 12

No title As lesões ósseas e as contraturas musculares podem atrapalhar os seus planos para o lazer do feriadão. Por isso preste atenção às dicas do ortopedista Rogério Vidal:

Os cuidados começam ainda nos preparativos da viagem. Fique atento já na hora de pegar a mala no armário. Mesmo que ela esteja vazia evite os movimentos de extensão (o ato de esticar  os braços para o alto na direção de uma prateleira, por exemplo) e as rotações de coluna associadas pois poderão levar a contraturas musculares da coluna ou até mesmo problemas no ombro. Caso a mala esteja em prateleiras inferiores (abaixo da linha da cintura ) flexionar ambos os joelhos evitando a flexão anterior forçada da região tóraco lombar .

Na hora de guardar as roupas e objetos pessoais lembre-se que o limite de peso deve ser equivalente a 20 % do seu peso corporal. Se não tiver jeito e você tiver mais coisas pra levar, então divida o peso em duas malas. Dê preferência àquelas de menor tamanho e as que têm rodinhas. Se ainda assim ficou faltando peças na bagagem, então distribua o peso em mais  malas ou peça ajuda a alguém no momento de colocar e tirar do porta malas.

Se a viagem for de carro ou ônibus preste atenção na postura. Se você é o motorista ajuste bem os espelhos para que tenha a visão completa sem precisar fazer movimentos bruscos com o pescoço ou o tronco. Para ajustar as distâncias em relação a posição do banco faça o seguinte; ponha as mãos no volante e mantenha os cotovelos dobrados  por volta de 60 graus - fica aquela sensação de descanso dos braços sem sacrificar a região dos ombros -.

Ao sentar, tanto motorista quanto passageiros, devem se acomodar adequadamente apoiando bem a região lombar (quadril e joelhos devem ficar a 90° de flexão) e cervical usando travesseiros ou colares infláveis como apoio. Tente deixar toda a planta do pé no assoalho do veículo. O encosto da cabeça deve estar exatamente na altura desta ( permitindo um relaxamento da região cervical ) ;para relaxar o ideal é fazer uma parada para se alongar ( como estivesse se espreguiçando ) incluindo todas as regiões do corpo especialmente coluna lombar , cervical , ombros , mãos . Faça movimentos de rotação da cabeça e cintura , para frente e para trás e inclinando lateralmente ( podem ser feitas séries de dez movimentos de cada , de maneira suave e sentindo alongar - pode ocasionar leve dor devido ao  estiramento do músculo ; para a região lombar  e pernas , incline o tronco para frente até seu limite de dor , segure por vinte segundos e retorne ( repetições de 10 )  - assim conseguimos alongar a coluna e região posterior de pernas ; para os membros superiores movimentos rotacionais dos ombros para frente e para trás , alongar seus braços e punhos . Sempre recomendamos uma série de dez repetições e segurando no seu limite (quando sentir aquela dorzinha / incômodo) por 20 segundos   Se você sentir estalos na hora do movimento fique tranqüilo é uma situação normal causada pelo exercício.  A cada duas horas, faça paradas de 30 minutos para evitar contraturas especialmente na região da coluna, tanto para o motorista quanto para o passageiro. Caminhe um pouco e faça alongamento (Fique em pé, puxe a perna direita com a mão e fique com  ela dobrada por 5 segundos. Repita na perna esquerda. Dobre o quadril, conte até 10 e estique os braços.

Se a viagem for de avião ande pelos corredores a cada duas horas para evitar o inchaço das pernas, faça alongamentos para evitar as contraturas. Evite líquidos gaseificados pois a diferença de pressão pode provocar gases e mal estar abdominal ; é interessante levar na mala de mão alguns medicamentos básicos para emergências como : analgésico, descongestionante, anti eméticos, miorrelaxantes, anti diarréicos, anti inflamatórios, Rinosoro.  Roupas e calçados para viajar devem ser bastante confortáveis ( evite saltos , sapatos apertados e roupas justas ).

A hidratação é importantíssima.

Boa viagem e bom carnaval.

veja também