Vancouver além da olimpíada

Vancouver além da olimpíada

Atualizado: Quinta-feira, 11 Fevereiro de 2010 as 12

No title Vancouver recebe a partir do dia 12 de fevereiro a 21ª edição da Olimpíada de Inverno. Mas se você pensa que essa cidade da costa Oeste canadense só interessa a quem gosta de esquiar está enganado. Com praias, parques, montanhas e intensa vida urbana, Vancouver é prato cheio para turistas de todos os tipos.

Com 578 mil habitantes, a cidade tem um perfil urbano e multicultural. A língua inglesa é predominante, mas grande parte da população local também fala o francês, como é comum em todo o país. E não é preciso ter medo do frio: se no inverno a temperatura gira em torno dos 5º, no verão ela facilmente ultrapassa os 23º.

Se você ainda não está convencido, veja algumas atrações que a cidade tem a oferecer que não envolvem neve ou esqui:

A Hollywood do Norte

Vancouver e Hollywood têm algo em comum: as celebridades. Atraídos pelos baixos custos, os estúdios americanos passaram a rodar muitas de suas produções na cidade, trazendo consigo muitas estrelas do cinema. Em 2009, as filmagens do blockbuster Lua Nova enlouqueceu os fãs com a presença dos queridinhos Robert Pattinson e Kristen Stewart nas ruas de Vancouver. Outras produções que passaram pela cidade foram Juno , X-Men 3 e Wolverine.

O lugar mais provável de cruzar com uma celebridade é em North Hollywood, onde se concentram os estúdios. Entre os lugares favoritos dos famosos na cidade estão o Blue Water Café e o restaurante Tojo’s. Quem estiver disposto a pegar um autógrafo a qualquer custo pode fazer vigília na porta dos hotéis que normalmente hospedam as estrelas: acampe na porta do Four Seasons, o Opus e o Pan Pacific.

Sol e praia

Durante o verão, as várias praias de Vancouver se enchem de pessoas que, mesmo sem entrar na água gelada, se divertem ao sol. A mais popular é a Kitsilano Beach, que atrai de atletas bronzeados a famílias com crianças pequenas. Chamada de Kits Beach pelos locais, a praia é um verdadeiro centro de recreação, com quadras de tênis e vôlei, jardins e uma piscina aquecida de água salgada.

No bairro de West End, a praia de English Bay é ótima para quem viaja com crianças: seus salva-vidas, toboáguas e sorveterias garantem a tranquilidade dos pais. Para quem busca um pedaço de areia mais calmo, a praia Spanish Banks é imperdível. E para um passeio no fim de tarde, não deixe de visitar o píer de Jericho Beach.

Parque para toda a família

Localizado no coração de Vancouver, o Stanley Park tem atrações que agradam a todos. O primeiro parque criado na cidade é quase três vezes maior que o Ibirapuera, em São Paulo, e abriga eventos artísticos, clubes esportivos, jardins ornamentais, restaurantes e lanchonetes.

Se você viaja com crianças, não deixe de visitar o Stanley Park, que oferece piscinas, playgrounds e uma minifazenda com mais de 200 animais. Além disso, ele abriga o Aquário da cidade, cujos espetáculos são diversão garantida também para os adultos.

Diversão ao mar

Além de abrigarem as famosas baleias Orcas, as águas geladas do Oceano Pacífico fazem parte da rota de migração de várias espécies marinhas. Para quem visita a cidade, isso significa a oportunidade de ver golfinhos, leões-marinhos, focas e, claro, baleias bem de perto.

Não importa a época que você vá à cidade, pois esses animais aparecem pela costa canadense durante o ano inteiro. Se não quiser arriscar, marque sua passagem entre os meses de abril e outubro, período em que o número de baleias é o mais alto. A cidade oferece os mais diferentes tipos de tour para quem se interessa pela vida marinha e possui várias empresas especializadas neste tipo de roteiro. Interessou? Comece pesquisando as opções da Vancouver Whale Watch, da Great Pacific Adventures e da Wild Whales.

Montanha no inverno e no verão

Fundada em 1929, a Grouse Mountain fica a apenas 15 minutos do centro de Vancouver e tem uma das estruturas mais modernas em todo o mundo. Mas essa enorme estação de esqui não é atração só para quem vai ao Canadá no inverno: nas épocas mais quentes, o complexo esportivo oferece atividades como tirolesa e paragliding, perfeitas para aqueles que gostam de uma dose extra de aventura.

Se esqui não é o seu forte, você pode aproveitar os restaurantes e cafés do resort. Para uma experiência inesquecível, vá ao The Observatory, que proporciona uma das vistas mais incríveis da montanha.

A China canadense

A cultura da Ásia também tem espaço em Vancouver. O mercado noturno de Chinatown é visita obrigatória para quem gosta de pratos e especialidades asiáticas. Além das atrações gastronômicas, que vão dos tradicionais chás às comidas mais exóticas, o turista também pode comprar todos os tipos de produtos chineses pagando bem pouco.

Por Carolina Monterisi

veja também