Variedade de roteiros e gastronomia valem a visita

Variedade de roteiros e gastronomia valem a visita

Atualizado: Segunda-feira, 19 Setembro de 2011 as 10:20

Famoso pela culinária à base de peixes e frutos do mar - em especial a moqueca - e suas belezas naturais, o Espírito Santo tem inúmeras vantagens para quem deseja conhecer o Estado. A localização é uma delas. Com uma área de pouco mais de 46 mil km² e 78 municípios, ele está na região Sudeste e próximo das principais metrópoles do País. Isso o torna atração para turistas de lazer, negócios e eventos provenientes de São Paulo, Bahia e Minas Gerais. A facilidade de acesso rodoviário também ajuda. Espírito Santo está ligado aos demais Estados pela BR 101 e pela BR 262, estradas que se comunicam com o Centro-Oeste. Além disso, se você é da turma que está a procura de descanso à beira-mar e diversão, as opções são bem diversificadas:

Praias

O litoral do Espirito Santo tem suas praias divididas em quatro regiões principais: Vitória, Vila Velha, Guarapari e Itaúnas. Vitória é a terceira mais antiga capital do Brasil. A baía da cidade forma bela paisagem com suas várias ilhas, o grande Penedo e as pontes que ligam suas extremidades. O Penedo é um alto bloco de granito que emerge na entrada da baía criando um cenário magnífico. As praias de destaque são: Nenel, Grande, do Canto, de Camburi, Curva da Jurema e da Castanheira.

Vila Velha e seus 32 km de litoral possui paisagens estonteantes. Várias pontes a ligam à capital e é passando pela terceira que se pode ver um dos cartões postais do Estado, o convento de Nossa Senhora da Penha, com seus mais de 450 anos. A cidade conta ainda com excelente estrutura hoteleira além de badalada vida noturna. Vale conferir as orlas de Itapoã, Ribeiro, Concha, Costa, Itaparica, Balneário Barra do Jucu e Balneário Ponta da Fruta.

Guarapari é conhecida como uma das melhores cidades do Brasil para mergulho, pois com suas águas transparentes e calmas pode-se observar perfeitamente corais, peixes, tartarugas e outras espécies marinhas. As belas ilhas da cidade são atrativos à parte. As principais praias são a da Areia Preta, da Fonte, de Meaípe, dos Namorados, Ilha Escalvada, Ilhas Rasas e Arquipélago das Três Ilhas.

Itaúnas é considerada a capital capixaba do forró. Já próxima a divisa com a Bahia, a chamada Vila de Itaúnas é um lugar pacato caracterizado pela igrejinha branca na praça. Reúna dunas de até 30 metros de altura. É no município também que fica o Parque Nacional de Itaúnas, que preserva uma variedade de ecossistemas integrados a flora e a fauna, o que lhe concede o título de Patrimônio da Humanidade pela Unesco.

Outras escolhas

A experiência de se visitar o Espírito Santo pode ir além das praias. O clima ameno de montanha proporciona uma boa oportunidade de se conhecer os quitutes da região em propriedades de agroturismo. A dica é saborear os biscoitos caseiros, massas, degustar vinhos e licores. A moqueca capixaba, feita na panela de barro e a torta, elaborada com mariscos, peixe e palmito são pratos obrigatórios para quem passa por lá.

A tudo isso somam-se ainda a prática de esportes radicais, que inclui raffting, rapel e vôo livre, festas religiosas como a tradicional Festa da Penha e o forró de Itaúnas e o Patrimônio Histórico Cultural, outro roteiro que vale ser explorado.

Serviço:

GUARAPARI Bristol Guarapari Residence

www.bristolhotels.com.br

(27)3361-8000

Atlantico Guarapari

www.hotelatlantico.cjb.net

(27)3361-1551

VILA VELHA Hostess Hotel

www.hostesshotel.com.br/

(27)2123-4100

Quality Suites

www.atlanticahotels.com.br

(27)3041-9850

Transamérica Classic

www.transamericaflats.com.br

(27)3183-9000

VITÓRIA

Hotel Canto do Sol

www.hphoteis.com.br

(27)3395-1700

Bristol Diamond Suites

www.hphoteis.com.br

(27)3395-3400

Ilha do Boi

www.hotelilhadoboi.com.br

(27)3345-0111

Receptivo: Capixaba Turismo Receptivo

www.capixabareceptivo.com.br

(27)3325-1852

veja também