Veja o que abre e o que fecha em SP no feriado do Dia da Consciência Negra

Veja o que abre e o que fecha em SP no feriado do Dia da Consciência Negra

Atualizado: Quinta-feira, 19 Novembro de 2009 as 12

Na próxima sexta-feira, dia 20, será feriado do Dia da Consciência Negra em 388 cidades do país, entre elas São Paulo. Por isso, quem ficar na cidade durante o feriado e no final de semana deve estar atento ao funcionamento de serviços, repartições e transporte público, que sofrerão mudanças nos horários de atendimento a partir desta quinta-feira, dia 19.

As agências bancárias da capital paulista e de todas as cidades onde existe o feriado municipal do Dia da Consciência Negra não funcionarão na sexta-feira. De acordo com a Federação Brasileira de Bancos (Febraban), nos municípios em que existe o feriado, as contas de consumo, como água, luz e telefone, com vencimento no dia 20, poderão ser pagas na segunda-feira, dia 23, sem incidência de multa.

Transportes

Os ônibus municipais de São Paulo circularão com apenas 50% da frota na sexta-feira. No sábado, dia 21, e no domingo, dia 22, a circulação será a normal para estes dias, respectivamente 60% e 50%. Já os ônibus intermunicipais funcionarão na sexta-feira como em um domingo. A circulação será normal para as linhas que ligam cidades da Grande São Paulo onde não há feriado.

O Metrô aumentará a oferta de trens nos horários de pico desta quinta-feira para atender a população que deixa a cidade pelos terminais rodoviários do Tietê, na Linha 1 (Azul) e da Barra Funda, na Linha 3 (Vermelha). Nas demais linhas, a oferta de trens será normal.

No dia do feriado, os trens das linhas 1 e 3 circularão como em um sábado. Já na Linha 2, os trens circularão como em um domingo, com 519 viagens programadas. A Linha 5 (Lilás) terá 284 viagens. No sábado e no domingo, o Metrô funcionará com o número de viagens normais para estes dias.

Já na segunda-feira, a linhas 1 e 3 começarão a funcionar às 4h para atender os paulistanos que estejam voltando de viagem. Da mesma forma, a Linha 2 entrará em operação às 4h30. Já a Linha 5 entrará em operação no horário habitual.

Os trens da Companhia Paulista de Trens Metropolitanos (CPTM) passarão por manutenção. No domingo, a Linha 9 (Esmeralda) passará por manutenção que fará com que o intervalo de trens seja alterado de 10 para 18 minutos. Neste mesmo dia, a manutenção na Linha 8 (Diamante), a partir das 19h, alterará de 15 minutos para 18 os intervalos entre os trens. Já no feriado e no sábado, a circulação de trens será igual à de um sábado normal.

Abastecimento

Na sexta-feira, funcionarão os mercados municipais Kinjo Yamato, das 2h às 15h; Paulistano, das 6h às 18h; Central Leste, Vila Formosa e Teotônio Vilela, das 7h às 13h; Pirituba, das 7h às 14h; São Miguel, Guaianazes, Ipiranga, Santo Amaro, São Miguel, Sapopemba e Tucuruvi, das 8h às 13h e Lapa, Pinheiros e Santo Amaro, das 8h às 14h. O mercado da Penha estará aberto no horário habitual.

Os sacolões Brigadeiro, Butantã, Cidade Tiradentes, Estrada do Sabão, Jaçanã, Jaguaré, Jaraguá, João Moura, Lapa e Piraporinha abrirão das 7h às 14h. Funcionarão ainda os sacolões Avanhandava, Rio Pequeno e Freguesia do Ó, das 7h às 15h; Cohab Adventista e São Miguel, das 8h às 13h; Bela Vista, das 8h às 14h e Santo Amaro, das 7h às 12h.

As feiras livres serão montadas nos locais e horários habituais.

Assistência Social

Durante o feriado, funcionarão os serviços 24h: abrigos e Casas de Acolhida, Central de Atendimento Permanente e de Emergência, Centros de Referência da Criança e do Adolescente e Centros de Acolhida.

Cultura

Todas as bibliotecas municipais estarão fechadas na sexta-feira. Neste dia, abrirão apenas os teatros Cacilda Becker, João Caetano, Paulo Eiró, Martins Penna e Arthur Azevedo.

O Centro Cultural São Paulo, o Centro Cultural da Juventude Ruth Cardoso funcionarão normalmente. Também abrirão a Casa do Bandeirante, Casa do Grito, Casa Modernista, Casa do Tatuapé, Monumento à Independência, Museu do Teatro Municipal, Galeria Olido, Sítio da Ressaca, Sítio Morrinhos e Capela do Morumbi.

Educação

Não haverá aula nas escolas municipais e estaduais do município e as creches também não funcionarão. Já os Centros Educacionais Unificados (CEUs) abrirão na sexta-feira, mas somente para atividades especiais.

Esporte

Os clubes da cidade abrirão. Não haverá aulas, mas acontecerão as atividades esportivas e de recreação.

Saúde

As Assistências Médicas Ambulatoriais (AMAs) 24 horas funcionarão normalmente. Já as AMAs Especialidades e as Unidades Básicas de Saúde (UBSs) não abrirão. Os hospitais e prontos socorros municipais atenderão em regime de plantão.

Subprefeituras

As Praças de Atendimento não funcionarão.

Trabalho

Os Centros de Apoio ao Trabalho não abrirão.

Verde e Meio Ambiente

Todos os parques municipais abrirão normalmente.

Procon

O Proncon não funcionará na sexta-feira nem no sábado nos municípios em que houver feriado. Já os postos nos Poupatempo Sé, Santo Amaro e Itaquera, em São Paulo, funcionarão entre 7h e 13h de sábado.

INSS

As agências não funcionarão nos municípios em que houver feriado.

Correios

Na sexta-feira, as agências dos Correios da capital paulista, da Grande São Paulo, do ABC, da Baixada Santista, Mogi das Cruzes e Vale do Ribeira não funcionarão nas cidades em que houver feriado, com exceção da agência do Aeroporto Internacional de Guarulhos, que terá expediente normal entre 7h30 e 22h30.

veja também