Veja programação de mostras e tours arquitetônicos de Chicago

Veja programação de mostras e tours arquitetônicos de Chicago

Atualizado: Quarta-feira, 27 Abril de 2011 as 10

A Fundação de Arquitetura de Chicago (CAF, Chicago Architecture Foundation ) divulgou sua programação para entre maio e julho deste ano.

Há uma variedade de exposições e tours guiados, via rio, ônibus e a pé, para conhecer a arquitetura local.   A cidade de Chicago, que fica no Estado de Illinois, (EUA), é considerada local de nascimento dos arranha-céus.

Uma das principais atrações é um "cruzeiro arquitetônico" no navio Chicago's First Lady, importante marco da cidade. Com ele, é possível conhecer as paisagens urbanas pelo rio com as explicações dos renomados professores da fundação.

Está prevista também a exposição Newhouse Competition, em que se podem ver trabalhos de estudantes da Chicago Public School. É gratuita e aberta de 27 de maio até 11 de junho, na Robert Morris University Gallery.   IMIGRANTES E JUDEUS

A mostra Pilsen Tour, aberta a partir de 1º de maio, mostra como imigrantes alemães, tchecos e mexicanos remodelaram os prédios da vizinhança de Pilsen.

Synagoghes by Bus, que começa no mesmo dia, explora a história, tradições e arquitetura judaica.

Para quem gosta de acordar cedo, a fundação oferece os Early Riser tours, que começam nas sextas-feiras de junho, às 7h30. É dirigido a quem é de fora da cidade, e possui o dia todo livre.

A pé, o visitante pode fazer o Razzle Dazzle: Architecture Tour of Theater District, o que inclui conhecer histórias sobre o entretenimento público na região. Acontece às 10h, em 19 e 21 de maio; 16 e 18 de junho; e 21 e 23 de julho.

ÔNIBUS

De ônibus, é possível aproveitar o Skyscraper Express (Expresso Arranha-céu ), às sextas-feiras e sábados, 13h30, (US$ 30), que passa pelos prédios mais significativos da cidade.

Há também outras exposições gratuitas, como a "Neighborhoods Go Green!", sobre o design e certificação das comunidades ecológicas.

O tour "Passeio por Arranha-Céus Através do Tempo" conta a história dos arranha-céus em uma hora, ao longo de cada era de construção, desde os anos de 1870 até o século 21, segundas e quartas-feiras, às 10h30; sextas e sábados, às 15h30.

Há também programas "familiares", um domingo por mês, começando em 15 de maio; e a mostra "Chicago Model City", que inclui um modelo detalhado e em grande escala da cidade.

Diversas palestras para temas específicos também estão previstas. Toda a programação e preços podem ser obtidos no   site da fundação .    

veja também