Em se falando de pegar a estrada, todo cuidado com o carro é pouco. Com os pneus velhos ou em mau estado de conservação, é bom nem mesmo começar a viagem. Vários pontos devem ser observados, como a calibragem correta, a profundidade dos sulcos e qualquer dano na banda de rodagem (a parte que entra em contato com o chão quando roda) ou laterais.
Cesar Maldonado, gerente de serviços ao consumidor da empresa Continental Pneus, diz que é comum no período de férias serem transportados mais passageiros no veículo, bem como um volume maior de carga. Por isso, é mais do que recomendável ficar atento aos pneus.
Quanto aos sulcos, o gerente dá uma dica de fácil execução: "A melhor forma de verificar a profundidade que deve ser de no mínimo 3 milímetros é inserir uma moeda de R$ 1 entre os blocos dos sulcos. Se a parte dourada da moeda ficar coberta, então a profundidade é suficiente." Caso os sulcos estejam rasos, a segurança é prejudicada: "Um pneu nessas condições aumenta em muito o risco de aquaplanagem, bem como amplia a distância necessária para a frenagem em pista molhada."
A pressão deve ser cuidadosamente checada. Em uma viagem, usam-se velocidades maiores do que as registradas no trânsito urbano, além do já citado peso adicional no carro. Segundo César, a calibragem deve ser feita com os pneus ainda frios, pois longos trechos percorridos aumentam a temperatura deles, expandindo o ar e seu interior, gerando uma medida incorreta ao serem calibrados. A calibragem muda de acordo com o veículo e o pneu. Geralmente, os valores corretos estão impressos nos manuais do carro ou em etiquetas localizadas nos porta-luvas, na parte interna das portas ou na tampa do tanque de combustível.
Mas o especialista alerta que estes cuidados não devem ser tomados somente em relação a veículos próprios. As pessoas que alugam carros também devem fazer as verificações dos pneus. Em períodos de férias de alta temporada ou em destinos muito visitados para turismo, a procura por carros alugados cresce muito e, muitas vezes, a equipe da locadora não tem tempo suficiente para fazer a calibragem correta. César aconselha conferi-la no primeiro posto de combustíveis que o viajante encontrar pelo caminho.
Por: Marcelo Cypriano
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