Viagens com adrenalina na terceira idade

Viagens com adrenalina na terceira idade

Atualizado: Terça-feira, 17 Maio de 2011 as 9:42

Esqueça as viagens sossegadas nos resorts. A melhor idade é o momento de viver intensamente. E há roteiros com uma boa dose de aventura

A escritora Jurema Waack já desceu de rafting as corredeiras de um rio em Bonito, subiu as dunas dos Lençóis Maranhenses, escalou morros na Chapada Diamantina, fez caminhadas no Deserto do Atacama,contornou a pé uma ilha em Galápagos, e percorreu o Caminho de Santiago de Compostela. E com um detalhe: ela completa 80 anos no mês que vem.

A professora aposentada se interessou por viagens digamos, com uma dose de adrenalina, há cerca de dez anos. Antes, ela costumava ir para a casa de praia no litoral com o marido. Depois da morte dele, comecei a participar dessas viagens mais doidas e faço com prazer

E ela tem muita história para contar. Nossas viagens são muito divertidas. Em Galápagos, você põe a mochila nas costas e caminha o dia todo, uns 12 quilômetros, para contornar a Ilha Seymour. É um passeio muito interessante. Mesmo sem saber nadar, ela encarou o rafting e a flutuação com snorkel em Bonito. Foi com boia, mas foi. Se todomundo pode fazer, por que a gente não pode E tem os guias que estão lá para nos ajudar.

Jurema fez as viagens com o grupo que leva o nome sugestivo de Velhinho é a mãe! da operadora Venturas & Aventuras, que organiza roteiros de ecoturismo especialmente para o público acima dos 60 anos. Por ano, são programadas quatro viagens, duas em território nacional e duas para o exterior.

Eles são animados e têm um pique inacreditável. Fazemos atividades mais tranquilas para sentir a experiência. Em Machu Picchu, eles não percorrem a Trilha Inca que dura quatro dias, mas a Porta do Sol que leva 50 minutos. Já na Patagônia, o trekking em cima do gelo também é mais curto, explica Jota Marincek, sócio da Venturas & Aventuras.

Depois que pegou gosto pela adrenalina, Jurema costuma ir a todas as viagens. É muito bom viajar, conhecer lugares novos e culturas diferentes. É claro que tenho medo, mas quando venço um desafio, me sinto mais forte. Eu consegui, eu cheguei lá. É emocionante! A terceira idade é a melhor idade. E temos que viver intensamente.

Se você também está na melhor idade, confira dois divertidos roteiros um pouquinho mais radicais.

Ilha de Boipeba e Morro de São Paulo  Bahia

A ideia é descobrir as praias desertas desse pedacinho do litoral baiano combinando passeio de barco e caminhadas. As águas transparentes das piscinas naturais de Praia de Moreré são um convite irresistível para um mergulho. Coloque a máscara e o snorkel para apreciar a incrível variedade de corais. Outro passeio é percorrer as curvas do Rio do Sapê em uma canoa de madeira.

Quem leva: Venturas & Aventuras

O que inclui: 6 noites de hospedagem com café da manhã, passeios e refeições mencionados no roteiro. Não inclui a passagem aérea.

Preço: R$ 3.300 por pessoa para acomodação em quarto duplo

Telefone: (11) 3872-0362

Saída: 5 de dezembro

Patagônia  Argentina

O extremo sul da Argentina guarda paisagens únicas. O barco leva à Isla Martillo, encontro das águas dos Oceanos Atlântico e Pacífico, é o lar de centenas de pinguins, além de gaivotas e albatrozes. Já o Trem do Fim do Mundo percorre o Parque Nacional Terra do Fogo, emoldurado por montanhas nevadas e cascatas congeladas.

Prepare a câmera fotográfica para belas fotos do Glaciar Perito Moreno. Na passarela, dá para ficar pertinho dos icebergs, mas o melhor é fazer uma caminhada na própria geleira.

Quem leva: Vivaterra

O que inclui: 9 noites de hospedagem com café da manhã, passagem aérea e passeios do roteiro

Preço: a partir de US$ 3.230 por pessoa para acomodação em quarto duplo

Telefone: (11) 3258-2651

Saída: a partir de outubro

* Preços por pessoa, pesquisados em maio/2011 e sujeitos a alterações

veja também