Viaja Mais Jovem é lançado no Acre

Viaja Mais Jovem é lançado no Acre

Atualizado: Sexta-feira, 16 Outubro de 2009 as 12

O Acre é laboratório de um projeto pioneiro no país, que alia educação e turismo,  propiciando viagens de conhecimento a estudantes da rede pública de ensino.  Essa experiência será apresentada ao público na próxima segunda-feira, 19, em Rio Branco, data de lançamento oficial do Programa Viaja Mais Jovem, iniciativa do Ministério do Turismo (MTur) em parceria com as secretarias de Turismo e de Educação do estado.

O projeto está abrigado no programa Viaja Mais do MTur, que já atende o público da terceira idade. O investimento na fase inicial é de R$ 400 mil para atender 600 estudantes da 7ª série e 45 professores, ao oferecer viagens de estudo gratuitas por municípios acreanos.

''Trata-se de mais uma ação do ministério para o fortalecimento do mercado interno e estímulo à prática do turismo educativo, social e cívico. É também uma oportunidade para que  jovens carentes possam viajar e conhecer o seu próprio estado'',  afirma o secretário Nacional de Políticas de Turismo do MTur, Aírton Pereira. Além dos estudantes o programa beneficia também os empreendimentos turísticos locais.

O secretário de Turismo do Acre, Cassiano Marques, avalia que a escolha do Acre para abrigar o projeto piloto ''se deve ao fato de o estado registrar consideráveis investimentos na educação de seus jovens e suas crianças''.  Para que o Viaja Mais Jovem se consolide, acrescenta, estão previstas várias ações que envolvem além da preocupação com o conteúdo pedagógico das viagens, a capacitação dos professores e sensibilização dos alunos para a cultura de viagem.

Os estudantes do Acre são os primeiros contemplados. O Viaja Mais Jovem será implementado também no Distrito Federal e na cidade de São Paulo.

veja também