"Viaja Mais Melhor Idade" estimula brasileiros a redescobrir o Brasil

"Viaja Mais Melhor Idade" estimula brasileiros a redescobrir o Brasil

Atualizado: Sexta-feira, 18 Setembro de 2009 as 12

Conhecer as riquezas turísticas do País com tranqüilidade e sossego tem sido mais fácil. Desde 2007, o programa Viaja Mais Melhor Idade tem estimulado brasileiros com 60 anos ou mais a fazer as malas e viajar pelo Brasil durante os períodos de baixa estação. Pacotes especiais e ofertas exclusivas têm atraído cada vez mais turistas nessa faixa etária.

A novidade partiu do MTur, que está desenvolvendo diversas ações para aprimorar o projeto. Neste mês, um novo website foi criado para facilitar o plano de viagem dos consumidores e dos profissionais do turismo (www.viajamais.com.br). Ele traz dicas, pacotes e guias de hospedagem para os idosos. Para os empresários, algumas orientações sobre o funcionamento do programa.

A Braztoa (Associação Brasileira das Operadoras de Turismo) e o Instituto Marca Brasil são parceiros do MTur na iniciativa e oferecem viagens em grupo com serviços diferenciados e condições de hospedagem mais atraentes.

Em todo o Brasil, já são dois mil estabelecimentos cadastrados que oferecem 50% de desconto a brasileiros da melhor idade. Os pacotes incluem transporte, translado do aeroporto ao hotel e passeios turísticos. Caldas Novas (GO), Serras Gaúchas (RS) e Maceió (AL) são os destinos mais procurados. E os números comprovam o sucesso do Viaja Mais Melhor Idade. Em 2007, foram vendidos nove mil pacotes em apenas quatro meses, 30% a mais que a meta inicial. No ano seguinte, a projeção de 50 mil foi superada em mais de três vezes: 180 mil pacotes foram vendidos. Para 2009, mesmo após os efeitos da crise econômica e a preocupação com a nova gripe, a expectativa é de crescimento.

"Tem sido bastante positivo pelo desenvolvimento dos destinos turísticos, com foco na ocupação. Os resultados de venda são animadores e temos feito a divulgação do programa em diversos eventos por todo o País", afirma a coordenadora geral de Apoio à Comercialização do MTur, Jurema Camargo Monteiro. Cerca de 1.640 agências de turismo em todo o Brasil estão cadastradas no projeto.

Segundo Enzo Arns, gerente nacional do Viaja Mais Melhor Idade pela Braztoa, a idéia para os próximos meses e para 2010 é qualificar os produtos oferecidos dentro do programa. "Estamos trabalhando para customizar os pacotes dentro do que os consumidores esperam. Isso significa pacotes com data, programação e atrativos definidos", explica. Até o fim deste ano, entre sete e dez pacotes-piloto serão lançados.

Um desses pacotes reuniu no fim de agosto cerca de 500 pessoas em Santa Catarina. Elas desfrutaram de shows de música, jantares temáticos, aulas de dança, tudo dentro do "SuavIdade", um dos novos produtos do Viaja Mais Melhor Idade. O Plaza Itapema Resort, que recebeu o evento, registrou ocupação superior a 80%, época em que a taxa fica entre 10% e 20%.

veja também