Viajantes usam cada vez mais dispositivos móveis

Viajantes usam cada vez mais dispositivos móveis

Atualizado: Terça-feira, 20 Setembro de 2011 as 10:16

Viajantes estão cada vez mais utilizando tecnologia e recursos móveis para verificar o status dos voos em tempo real. Segundo pesquisa realizada pela Amadeus, empresa de solução em TI (tecnologia da informação), 39,9% dos viajantes estão usando este tipo de recurso.

Além disso, 39,3% dos viajantes usam o recurso para acompanhar os calendários de voos e 36,7% usam para fazer o monitoramento das bagagens.

A pesquisa identificou que os viajantes que mais usam aplicativos móveis são aqueles que costumam fazer viagens com frequência (91%). Um terço desse público já faz reserva por meio de smarthphones e tablets. A idade do passageiro também influencia nesse quesito: a maior parte dos usuário (89%) tem entre 18 e 34 anos.

Check-in

O número de passageiros que usam dispositivos para realizar check-in chega a 31,7%. Considerando a região, a América Latina está entre as localidades que menos adotaram os recursos móveis para realizar a operação, com apenas 4,3% dos adeptos, atrás apenas do Oriente Médio, com 3,2%.

Entre os que mais usam recursos móveis para realizar o check-in, estão a Ásia, com 7,5%, e América do Norte, com 5,6%.

O recurso mais usado para o check-in na América Latina ainda é o computador, com 45,4% das citações.

Já as redes sociais tem conquistado cada vez mais usuários no setor de turismo, mas o Brasil é o país que menos usa o recurso para fins turísticos.

Desenvolvimento

Atualmente, mais de duas mil aeronaves já possuem wi-fi no mundo e esse número só tende a crescer.

Já é possível encontrar em algumas companhias aéreas aplicativos para que os passageiros façam download das revistas de bordo em tablets. No Brasil atendentes já realizam check-in também por meio de tablets fora das filas.

veja também