Viajar com ou sem visto?

Viajar com ou sem visto?

Atualizado: Quarta-feira, 2 Julho de 2008 as 12

Quando se pensa em viajar, a primeira coisa que vem a cabeça é o destino, mas raramente lembramos quais providências tomar. Para não fazer da esperada viagem um tormento de preocupações, fique atento aos documentos que precisa ter em mãos.

Se você deseja sair do Brasil, verifique se o local que pretende estar precisa de visto, países como: Alemanha, Áustria, Bélgica, Croácia, Dinamarca, Espanha, França, Grécia, Holanda, Hungria, Noruega, Polônia, Portugal, Reino Unido, Eslováquia, Romênia, Suécia, Suíça e Itália não precisam de visto quando se viaja a turismo.

É sempre bom conferir se o passaporte está em dia, o requerimento deve ser feito pelo site do Departamento de Polícia Federal ( www.dpf.gov.br) . Tenha em mãos RG, CPF e Título de Eleitor para as primeiras etapas. Em caso de dúvidas sobre o preenchimento dos seus dados, ligue para 0800-9782336.

Após o preenchimento do requerimento, será agendada uma data para comparecimento ao posto do Departamento de Polícia Federal, munido da documentação original exigida. Não esqueça o Título de Eleitor e os comprovantes da última eleição, documento que comprove quitação com o serviço militar obrigatório, o comprovante de pagamento da taxa guia GRU (Guia de Recolhimento da União) e a apresentação do passaporte anterior, quando houver (válido ou não).

Não é necessário mais levar fotografia, que será coletada no momento do atendimento. Para retirar o passaporte, o titular deverá apresentar documento de identidade e assinar um recibo. O horário e local serão previamente indicados.

Postado por: Débora Lacerda

veja também