Viaje por sete lugares famosos que ganharam até música

Viaje por sete lugares famosos que ganharam até música

Atualizado: Sexta-feira, 15 Outubro de 2010 as 1:22

Há músicas que, ao homenagear ou criticar uma cidade, estado ou país, entraram para a história e, muitas vezes, passaram a ser até mesmo representantes dos locais em questão. Como esquecer, por exemplo, de Georgia on My Mind, de Ray Charles, ou de Sampa, de Caetano Veloso? Ambas se tornaram músicas-tema, respectivamente, do Estado norte-americano e da capital paulista.

O fato é que essas músicas remetem à características intrínsecas aos locais de que tratam e, não raro, despertam curiosidade motivada pela sua poesia. Prepare os fones de ouvido e comece uma viagem inesquecível por alguns dos lugares mais famosos da história da música.

A primeira parada é Londres, de onde veio a inspiração para a música London calling, do disco homônimo do The Clash. A música em questão é bem apropriada para acompanhar uma visita à capital inglesa, cuja vida cultural é rica em espetáculos, concertos musicais, bares, restaurantes.

Em seguida, vem Georgia, estado americano que, curiosamente, não serviu de inspiração para a canção que Ray Charles fez famosa, e sim a irmã do compositor da sua música. Ainda assim, a canção Georgia on My Mind criou uma identificação tão grande com o estado americano que se tornou sua canção oficial. Após conhecer seus campos cobertos de algodão, você também poderá ficar com Georgia gravada na mente.

E que tal uma parada na ensolarada Califórnia? Foi o que fizeram os Beach Boys, em California Girls. Seja em Los Angeles ou em São Francisco, duas de suas cidades mais célebres, o que não faltará é animação. De clubes famosos como o Hollywood Planet a teatros e orquestras, a vida noturna no estado americano é no mínimo intensa. Pronto para encontrar sua California girl?

Ou talvez você pense em tirar a sorte grande em outro sentido. Las Vegas é festa, cassinos, jogos, belas mulheres e homens endinheirados, drinques, pura festa. E a canção de Elvis Presley, Viva Las Vegas, é perfeita para embalar uma noite na cidade.

Agora, se sua pegada for mais paisagística, considere Amsterdã, pano de fundo da belíssima Ana de Amsterdam, de Chico Buarque. Assim como a Ana do Chico, a Holanda é o país dos diques.

Outro brasileiro que também inspira viagens é Gilberto Gil, que fez um panorama muito pessoal da Terra do Sol Nascente na música Do Japão. Embora as expectativas de Gil não sejam tão simples de serem cumpridas, isso não tira a satisfação de conhecer no Japão a multiplicidade de atrativos culturais e a diversidade natural em um país que combina grandes cidades cosmopolitas e pequenas comunidades guardiãs da tradição local.

Por fim, eis ela. São Paulo, a Sampa de Caetano, conhecida pela 'poesia concreta de suas esquinas', mas igualmente perfeita para quem deseja uma experiência plural. É a cidade do sanduíche de mortadela, da SP Fashion Week, dos japoneses da Liberdade, da sofisticação da rua Oscar Freire. Um universo ao redor de "infinitos particulares", enfim, mas isso é assunto pra outra música (de Marisa Monte).

veja também