Vigilância Sanitária criará guia para empresas de cruzeiros marítimos

Vigilância Sanitária criará guia para empresas de cruzeiros marítimos

Atualizado: Segunda-feira, 24 Agosto de 2009 as 12

No próximo mês, a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) começa a entregar para as empresas de cruzeiros marítimos um guia sanitário específico voltado para a saúde dos viajantes. O material unificará diferentes exigências legais existentes e padronizará procedimentos já visando à temporada 2009/2010 de cruzeiros. A novidade foi apresentada em reunião do grupo técnico de turismo náutico, nesta sexta-feira, 21 de agosto, em Florianópolis (SC).

''A intenção é que em casos de emergência em alto mar não seja necessário aguardar a chegada em um porto para que as medidas necessárias sejam tomadas'', explica Karla Baeta, da Gerência de Infraestrutura, Meios de Transporte e Viajantes da Anvisa. Entre as ações descritas no guia, estão procedimentos de pré-embarque, critérios para notificação de ocorrências epidemiológicas em alto mar e preenchimentos de formulários.

Karla também anunciou que, para 2010, será elaborado outro guia contendo informações sobre vigilância sanitária e ambiental, como controle de alimentos, água potável, climatização e resíduos sólidos. ''Sabemos da importância dos cruzeiros para o turismo brasileiros e, com ações simples como esta, melhoraremos o serviço prestado para o turista''.

veja também