Virada Cultural promete incrementar ainda mais o turismo em São Paulo

Virada Cultural promete incrementar ainda mais o turismo em São Paulo

Atualizado: Sexta-feira, 7 Maio de 2010 as 3:47

Maior evento na América Latina com centenas de atrações gratuitas acontecendo simultaneamente e durante 24 horas ininterruptas, a já consagrada Virada Cultural se transformou em um ícone paulistano, reunindo milhões de pessoas - paulistanos e turistas - atraídos pela diversidade e qualidade das atividades oferecidas.

Realizado pela Prefeitura de São Paulo por meio de sua Secretaria de Cultura e que conta com parceria da SPTuris (São Paulo Turismo), Secretaria de Cultura do Estado e Sesc-SP, o evento já entrou definitivamente para o calendário turístico da capital paulista e reforça a vocação moderna e vanguardista da cidade que, além dos negócios e eventos, possui uma ampla oferta cultural, aliada a uma gama de equipamentos voltados ao entretenimento - sem igual na América Latina.

A Virada terá centenas de artistas e uma infinidade de atrações entre os dias 15 e 16 de maio. O melhor da cultura brasileira representada por vários estilos de música, dança, teatro, performances acrobáticas e circenses, intervenções urbanas, exposições, instalações e muito mais. E, entre as atrações internacionais estão os cubanos Barbarito Torres e Ignácio Mazacotte (Buena Vista Social Club), as bandas de Janis Joplin e Frank Zappa, além de Booker T. e Living Colour. A programação completa está em www.viradacultural.org

De acordo com as estimativas do Observatório do Turismo da Cidade de São Paulo (núcleo de estudos e pesquisas da São Paulo Turismo) – que se baseou em levantamentos oficiais realizados nas cinco últimas edições – este ano a Virada deverá atrair para a capital paulista cerca de 330 mil visitantes, a maioria deles proveniente do interior do Estado. Esse número representa um aumento de 10% em relação a 2009.

O evento, que está cada vez mais consagrado no Brasil e até mesmo em outros países - inclusive pautando o noticiário internacional – a Virada deve movimentar em São Paulo em cerca de R$ 115,5 milhões somente com o turismo este ano, número que coloca o evento como um dos mais relevantes da capital paulista para a atividade turística.

"A Virada Cultural é um dos mais importantes eventos da cidade por várias razões. Além de ser a grande festa da cultura e que leva as pessoas a tomarem a cidade como sua, principalmente o Centro, celebra nossas economias criativas e nossos talentos e mostra que São Paulo é diversidade e vanguarda. Não é à toa que foi sucesso desde sua primeira edição e, a cada ano, atrai mais e mais turistas vindos de toda parte do país e até mesmo do exterior", afirma Caio Luiz de Carvalho, presidente SPTuris, empresa municipal de promoção turística e eventos que é responsável ainda pela infraestrutura da Virada.

veja também