Visita a museus completam passeio em S. Petersburgo

Visita a museus completam passeio em S. Petersburgo

Atualizado: Sexta-feira, 21 Maio de 2010 as 4:23

O museu Hermitage (www.hermitagemuseum.org) é parada obrigatória. Mesmo que a cidade não tivesse nenhuma outra atração --o que está longe de ser verdade--, visitar São Petersburgo já valeria a pena só por causa dele.

Com mais de 3 milhões de itens na coleção, dá para passar dias sem colocar praticamente mais nada na agenda além de visitas demoradas a este museu.

Mas, mesmo que a ideia seja conhecer o máximo possível do Hermitage, reserve algumas boas horas para passar no Museu Russo (www.rusmuseum.ru). Ele fica no palácio Mikhaylovskiy, erguido na primeira metade do século 19. Foi transformado em museu em 1898, por Nicholas 2º, e hoje abriga obras de artistas de renome em uma das mais ricas coleções de arte russa.

Pelas igrejas

Ainda na lista dos programas imperdíveis, vá até a catedral de São Pedro e São Paulo. Desenhada por Domenico Trezzini em 1712, sua torre do sino era usada por Pedro, o Grande --primeiro imperador do império russo-- para que ele pudesse observar a edificação da cidade.

Aproveite para ir também à catedral Kazan, uma das mais lindas igrejas de São Petersburgo. Do arquiteto Andrey Voronikhin, ela levou quase uma década para ser construída e foi inspirada na catedral de São Pedro, em Roma.

Para completar o tour, vá à igreja do Salvador do Sangue Derramado. Ela fica na região central da cidade, e o nome se refere ao sangue do czar Alexander 2º, que foi assassinado no local no ano 1881 durante um atentado. O interior da igreja ostenta diversos mosaicos, que recobrem cerca de 7.500 metros quadrados.

* Hermitage

Dvortsovaya nab 30-8

* Museu Russo

Inzhenernaya ulitsa 4

* Catedral de São Pedro e São Paulo

Petropavlovskaya krepost

* Catedral Kazan

Kazanskaya pl 2

* Igreja do Salvador do Sangue Derramado

Konyushennaya ploshchad

Por: Priscila Pastre-Rossi

veja também