Visite João Pessoa (PB)

Visite João Pessoa (PB)

Atualizado: Quarta-feira, 11 Novembro de 2009 as 12

Quando o sol nasce nas outras cidades brasileiras, há muito tempo ele já despontou na capital nordestina. Fundada em 1585, João Pessoa, capital da Paraíba, é considerada a terceira cidade mais antiga do Brasil. Segundo organismos internacionais, João Pessoa conta ainda com o título de segunda cidade mais verde do mundo, ficando atrás apenas da capital francesa, Paris. Além de possuir uma grande área verde por habitante, a cidade possui também belíssimas praias, monumentos históricos e uma localização privilegiada que possibilita aos seus habitantes ver os primeiros raios de sol em todo o continente americano.

Até receber o nome atual, o que aconteceu em 1930, a cidade, nascida às margens do rio Sanhauá, foi chamada de Filipéia de Nossa Senhora das Neves, Frederica e Parahyba. De acordo com o IBGE, em censo realizado no ano de 2000, sua população atual está em torno de 600 mil habitantes, que respiram um dos ares mais puros do planeta.

A cidade, com clima tropical e temperatura média de 26ºC, atrai diversos turistas interessados em conhecer os seus 37 quilômetros de litoral. O Centro Histórico, principal acervo arquitetônico da Paraíba, relata as diversas fases da história local. Um passeio ideal para quem gosta de arte e de conhecer locais que dizem muito sobre a história regional, não podendo deixar de visitar os monumentos históricos, como o Conjunto São Franciscano, a Igreja de São Francisco, o Cruzeiro monolítico, a Fonte de Santo Antônio, a Igreja e o Mosteiro de São Bento.

Não podemos esquecer dos eventos: Micaroa, carnaval fora de época (em janeiro); Folia de Rua, prévia carnavalesca da Cidade (em fevereiro); Paixão de Cristo, em praça pública (abril); e a Abertura do Verão, programação esportiva e cultural na praia de Tambáu (setembro e outubro).

Paraíba

O Estado da Paraíba possui uma população de 3.436.718 habitantes, dos quais 2.441.633 compõem a população urbana. Atualmente, com 223 municípios, está localizado na porção oriental do Nordeste Brasileiro. Seu clima é marcado apenas por duas estações climáticas, que ocorrem no período outono e inverno (com as chuvas) e durante o resto do ano (com muito sol). As principais praias do Estado são: Coqueirinho, Jacumã, Tambaú e Tambaba. Esta última é conhecida por ser reservada ao naturismo.

Na culinária, a Paraíba apresenta diversos pratos feitos a partir de frutos do mar e produtos sertanejos (queijo de qualho, canjica, feijão verde, macaxeira, rubacão e a carne-de-sol). As frutas tropicais são outro aspecto da culinária paraibana, das quais as mais comuns são a graviola, o caju, o coco verde, a manga, o cajá, a acerola e a mangaba.

veja também