Visite São Bento do Sapucaí

Visite São Bento do Sapucaí

Atualizado: Quarta-feira, 23 Janeiro de 2008 as 12

O município de São Bento do Sapucaí está localizado na Serra da Mantiqueira, dentro do estado de São Paulo. Com inúmeros rios, cachoeiras, montanhas e vegetação, a região é bastante propícia à pratica de esportes de aventura. São Bento do Sapucaí é comumente chamado de Estância da Aventura.

Pedra do Baú

Uma das formações rochosas mais conhecidas do estado, a Pedra do Baú é palco para diversos tipos de esportes. Com paredões verticais de até 350 metros, o local é visitado por pessoas interessadas em fazer caminhadas, escaladas e vôo livre.

Existe uma rampa a 1.810 metros, que possibilita vôos com fortes térmicas, principalmente no inverno. Para os interessados em praticar montanhismo, existem 30 rotas de escalada até o cume, com 1.940 metros.

Parque Pesca na Montanha

A caminho da Pedra do Baú, na Estrada da Campista, há uma reserva ecológica com 500 alqueires e a 19 quilômetros do centro da cidade. No local são encontrados lagos para pesca, cachoeiras, trilhas para adultos e crianças, cavalos de aluguel, muro de alpinismo, arco e flecha, monitores especializados em ecoturismo, tanques de criação de trutas, loja de artesanato e atelier de artes com cursos variados.

Cachoeira dos Amores

A cinco quilômetros da cidade, no bairro do Paiol Grande, a cachoeira é bastante freqüentada pela beleza de suas quedas, que formam pequenas piscinas naturais.

Pedra da Divisa

Adotada pelo escalador Eliseu Frechou como ponto de treinamento, a montanha é ótima para montanhistas em fase de aprendizado. Frechou mantém algumas vias de subida, com diferentes graus de dificuldade. A Pedra da Divisa está a quatro quilômetros do centro, no bairro dos Pinheiros.

Ana Chata

A montanha é procurada por trekkers e montanhistas pois, além de apresentar diversas trilhas para caminhada, tem uma subida que pode ser feita sem o uso de equipamentos. A pedra da Ana Chata tem em sua base uma espécie de labirinto natural, que leva à gruta escura.

Bairro dos Serranos

Junto dos bairros Campestre e Toldi, Serranos apresenta diversas trilhas para os bikers. O relevo propício e a constância de passeios ciclísticos e eventos têm levado milhares de praticantes ao longo do ano às trilhas.

Offroad

São Bento do Sapucaí também recebe anualmente provas de carros e motos, em trilhas mapeadas que levam a locais de natureza primitiva e ricas em história e cultura.

Como chegar

Para as pessoas que vão a São Bento do Sapucaí partindo de São Paulo, a melhor opção é a Rodovia Carvalho Pinto (SP70). Há ainda a opção da Rodovia Dutra, que também pode ser utilizada por aqueles que saem do Rio de Janeiro. Seguese pela Dutra até a entrada de Taubaté. De lá são mais 50km pela SP123.

Distâncias das capitais

 São Paulo (SP): 180 km  Rio de Janeiro (RJ): 330 km  Belo Horizonte (MG): 490 km  Brasília (DF): 1030 km  Salvador (BA): 1790 km  Porto Alegre (RS): 1200 km Aeroporto mais próximo: São José dos Campos

FONTE: WEBVENTURE

Postado por Nany de Castro

veja também