Você conhece o Jalapão?

Você conhece o Jalapão?

Atualizado: Quarta-feira, 11 Março de 2009 as 12

Situado no coração do Brasil, estado do Tocantins, na divisa com Bahia, Maranhão e Piauí, Jalapão possui uma das menores densidades populacionais do país. A dificuldade de acesso foi a grande responsável pela preservação deste santuário no qual de veredas virgens afloram águas límpidas e abundantes, formando inúmeros rios, em meio a uma paisagem árida e bela. Tais condições proporcionam vida a uma diversidade incrível de animais e plantas totalmente adaptada a esta região do cerrado.

Outrora o Jalapão era desafiado apenas por caravanas de tropeiros que atravessavam em viagens épicas este sertão bravio na direção do Vale do rio Tocantins. Hoje ainda mantém muitas de suas características originais e promete, graças a diversas Unidades de Conservação e ao Turismo Sustentável, se consolidar como a maior área de preservação contínua da savana Brasileira.

Fauna

Onça pintada, lobo guará, raposa, ema, sucuri, tucanos e papagaios são algumas das espécies que compõem a fauna do Jalapão. Além dos exemplares citados, se encontram também o pato de penacho - praticamente extinto - e diversos relatos da presença da rara ararinha azul.

Hospedagem

Esta viagem recheada de descobertas tem início em Palmas, capital do Tocantins. Há um Safári Camp chamado Korubo, que hospeda turistas e proporciona a estes uma maior interação com a Natureza. o Safári buscar hospedar poucos viajantes em cada temporaqda, pois assim se minimiza o impacto ambiental e um atendimento personalizado torna-se mais fácil.

O acampamento busca manter uma sistema de Turismo Sustentável, não possuindo construções de alvenaria em seu território e integrando sua arquitetura à própria paisagem. A energia utilizada também tem fontes alternativas.

Social

Preservar o ambiente em que se instala também inclui preservar a cultura e a população local. Com essa visão, o Safári Camp busca empregar trabalhadores locais e estimular a venda do artesanato produzido pelos nativos, como é o caso das peças resultantes do manejo do Capim Dourado.

Capim Dourado é na verdade uma flor (Syngonanthus s.p) colhida 1 vez por ano no deserto do Jalapão. Da flor, estendem-se os fios de ouro que a natureza compôs. Adultos e crianças se aventuram sob o sol forte do cerrado recolhendo os ramos dessa matéria prima onde os sertanejos com sua arte transformam em belas peças artesanais. Magia de talento e paciência, é esse trabalho que torna mais digna a vida de toda uma comunidade que ao inventar os seu próprio modo de subsistência, inventou também um dos mais belos artesanatos do país.

Além de vistosas, as peças ajudam bastante a melhorar a vida dos habitantes do Jalapão. Estudos botânicos e manejo comunitário estão sendo realizados para garantir a sustentabilidade econômica e ecológica desta espécie.

Para saber mais sobre o Jalapão, clique aqui .

veja também