Wakeboard garante adrenalina e boa forma

Wakeboard garante adrenalina e boa forma

Atualizado: Quarta-feira, 28 Abril de 2010 as 12

Um dos esportes que mais crescem no mundo, o wakeboard conta com milhares de adeptos, inclusive mulheres. Nascido nos anos 70, quando surfistas do Havaí e da Califórnia caíam no mar calmo puxados por um bote, o esporte é procurado por sua beleza e pela adrenalina que suas manobras trazem.

A primeira prancha criada para o esporte, conhecida como skurfer, foi criada pelo americano Tony Finn, nos anos 80. No Brasil, o surfista Betinho Pereira Leita foi quem ajudou a popularizar o esporte. Com o mesmo formato da prancha de surfe, a prancha de wake é um pouco menor e tem espaço para prender os pés do atleta.

No wakeboard, o praticante é puxado por um barco e pode chegar a se projetar por mais de três metros. Aqui no Brasil, as represas são os locais mais indicados para quem quer começar o esporte. É necessário ter firmeza nas pernas; por isso, o wake é considerado um ótimo exercício para tonificar o corpo.

Nas competições os atletas são julgados pela competência na execução das manobras, altura atingida nos saltos, variedade dos movimentos, dificuldade técnica das manobras, criatividade e fluidez da rotina. O brasileiro Mário Manzolli, o Marito, é um dos grandes nomes do esporte por aqui.

Confira alguns lugares para praticar o wakeboard:

São Paulo

Represa de Guarapiranga

Represa do Atibainha, em Nazaré Paulista

Represa do Jaguary, em Bragança Paulista

Represa de Jurumirim, em Avaré

Rio de Janeiro

Angra dos Reis

Lagoa Rodrigo de Freitas

Minas Gerais

Lagoa dos Ingleses, em Belo Horizonte

Lago de Furnas, em Formiga

Redação Custom Editora

Especial para Terra

Postado por: Felipe Pinheiro

veja também