XV Bienal do Livro

XV Bienal do Livro

Atualizado: Quinta-feira, 18 Agosto de 2011 as 9:58

  Em sua 15ª edição, a Bienal no Livro Rio segue com a proposta de aproximar o público de um universo de livros e autores, formando novos leitores e celebrando o mercado editorial em uma programação cultural variada e dinâmica.

Este ano, entre 1º e 11 de setembro, o grande evento literário do país &S213; um dos principais marcos do calendário da cidade, como o carnaval e o réveillon &S213; apresentará inovações combinadas aos espaços já consagrados. Uma das novidades tem relação com o bom momento pelo qual o Brasil e, especialmente, a cidade do Rio atravessam: em tempos de crescimento econômico e uma enorme exposição mundial, a Bienal deste ano será marcada por ações que se debruçarão sobre a nossa cultura.

A Bienal do Rio terá o Brasil como tema e um número recorde de escritores estrangeiros – a maioria best-sellers. Entre os 23 que já confirmaram presença estão Anne Rice (Entrevista com o vampiro ), Scott Turow (Acima de qualquer suspeita ), e Patricia Schultz (1.000 lugares para se conhecer antes de morrer ).

O Riocentro abrigará 950 expositores, que ocuparão uma área de 55 mil metros quadrados. Em 2009, o evento teve 640 mil visitantes, e vendeu 2,4 milhões de livros. A edição deste ano mantém na programação eventos já tradicionais, como o Café Literário (com curadoria de Ítalo Moriconi) e a série Encontro com Autores.

Entre as novidades, está o espaço Mulher e Ponto, que terá entre os convidados a presidente Dilma Rousseff. Ela falará a Monica Waldwogel sobre sua relação com os livros. O O jornalista Laurentino Gomes, autor dos best-sellers 1808  e 1822, será entrevistado pela cientista política Lucia Hippolito em outro espaço novo, batizado de Debateboca.

A 15ª Bienal do Livro Rio, uma iniciativa do SNEL (Sindicato Nacional dos Editores de Livros) em parceria com a Fagga | GL events, acontecerá no Riocentro entre 1º e 11 de setembro de 2011.

veja também