Campo da batalha da mente

Devemos meditar na Bíblia, dia e noite, para fazermos tudo que nela está escrito.

Fonte: Guiame, Adriane Ferretti Salvitti e Rodrigo SalvittiAtualizado: terça-feira, 23 de junho de 2020 15:46
(Foto: Crosswalk)
(Foto: Crosswalk)

Temos nossos pensamentos que passam diariamente em nossa mente, e uma pergunta eu te faço? Alguma vez você já conseguiu parar de pensar? Acho que nesse momento vocês estão pensando na minha pergunta. Por isso uma coisa eu digo a vocês, não conseguimos parar de pensar, podemos parar de falar, podemos parar de muitas coisas, mas de pensar não.

Nosso cérebro representa 2% do nosso corpo e ele usa 75% da energia adquirida. E se formos analisar a neurociência, ela nos mostra que a mente é dívida em 2, o consciente e o subconsciente.

O consciente representa a parte da memória rápida, da parte racional, da forma de análise, decisões, e isso é só 5% dos seus pensamentos.

Já o subconsciente representa a parte emocional, sentimentos, crenças, nossos hábitos, memória ao longo prazo, e isso são o restante dos 95% dos nossos pensamentos.

O funcionamento dos nossos pensamentos se inicia no consciente, e tudo fica armazenado no subconsciente e lá se torna automático. Os 5% iniciam suas primeiras escolhas, mas toda essa ação é registrada e tudo se armazena no subconsciente que são os 95%, ou seja, você usa mais seu subconsciente do que seu consciente.

Um exemplo para entendemos esse processo no nosso cérebro e a história do jardineiro e o jardim. O jardineiro é o consciente, que escolhe as sementes que vai lançar e que lança as sementes no jardim e o jardim é o subconsciente que recebe as sementes e armazena nesse extenso campo e fica lá já pronto para ser usado.

Um exemplo na prática é quando você está em um shopping e decide ir para casa. Ao primeiro momento, você usa seu consciente que decide ir para casa e, a partir dessa decisão, é praticamente tudo o subconsciente que vai fazer você chegar em casa. Você não precisa analisar como você volta para casa, não precisa ser racional como vai dirigir um carro, ou como é o caminho para saber chegar, pois estão todas essas coisas já automáticas nos seus pensamentos. Isso é um exemplo de como fazemos as coisas durante nossa vida, mais de forma subconsciente do que usando o consciente.

E o que tem tudo isso haver com nossa vida espiritual? Tudo! Pois precisamos saber o que estamos pensando, e sabendo tudo o que estamos pensando está sendo armazenado para nós e isso fazendo parte da nossa vida sem, às vezes, a gente nem perceber.

Toda ação começa no pensamento, os pensamentos criam suas escolhas, as escolhas criam seus hábitos, seus hábitos que criam costumes, seus costumes que criam seu caráter, seu caráter vai criar seu destino e seu destino determina sua vida.

Vemos na Bíblia, em Romanos 12:2, que diz que não podemos nos conformar com esse século, e sim transformar nossos pensamentos para aí saber qual é a boa, agradável e perfeita vontade de Deus. Podemos ver o quanto é importante sabermos escolher o que se passa em nossa mente para adquirirmos as coisas de Deus.

Nosso maior e melhor exemplo de como vencer o mal é nosso maravilhoso Jesus, que sempre batalhou contra o erro e o engano usando a palavra de Deus. Jesus venceu a tentação do diabo no deserto, trazendo na sua mente, que se tornou sua ação e decisão, os princípios de Deus, onde Ele sempre soube que esse era o caminho e o propósito Dele na terra.

Em Hebreus 4:12 diz que “Porque a palavra de Deus é viva e eficaz, e mais penetrante do que espada alguma de dois gumes, e penetra até à divisão da alma e do espírito, e das juntas e medulas, e é apta para discernir os pensamentos e intenções do coração.”

Josué 1:8 mostra que devemos meditar nesse Livro dia e noite para fazermos tudo que nele está escrito para prosperarmos nosso caminho e sermos bem-sucedidos.

Então meus irmãos, que busquemos colocar em nossos pensamentos a palavra de Deus, Seus princípios e Seus valores, para que nossos dias se tornem melhores, que recebamos e colhamos dos frutos das bênçãos do Pai, que já as tem preparado para cada um de nós.

Deus os abençoe! Shalom!

Por Adriane Ferretti Salvitti, pastora da Igreja Apostólica Restaurando Nações - IARN Japão, palestrante nas áreas de saúde e espiritualidade fisioterapeuta e Health Coach

Rodrigo Salvitti, pastor da Igreja Apostólica Restaurando Nações - IARN Japão, palestrante na área de espiritualidade e fisioterapeuta.

* O conteúdo do texto acima é de colaboração voluntária, seu teor é de total responsabilidade do autor e não reflete necessariamente a opinião do Portal Guiame.

Leia o artigo anterior: Precisamos prosseguir em estar no centro da vontade de Deus

Siga-nos

Mais do Guiame

O Guiame utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência acordo com a nossa Politica de privacidade e, ao continuar navegando você concorda com essas condições