A Bíblia diz que podemos “mover montanhas” através da fé… Vamos fazer isso juntos?

Texto dentro do contexto.

Fonte: Guiame, Cris BeloniAtualizado: terça-feira, 18 de janeiro de 2022 às 17:43
Na montanha observando o mar. (Foto: Mrexentric/Pixabay)
Na montanha observando o mar. (Foto: Mrexentric/Pixabay)

“Eu lhes asseguro que se alguém disser a este monte: ‘Levante-se e atire-se no mar’, e não duvidar em seu coração, mas crer que acontecerá o que diz, assim lhe será feito.” (Marcos 11.23) NVI

Na Bíblia, há dois textos paralelos a este: (Mateus 17.20) e (Lucas 17.5-6)

Esses textos bíblicos foram resumidos por uma frase pequenininha, mas poderosa: “A fé move montanhas”. Veja aqui mais um texto relacionado:

“Ainda que eu tenha o dom de profecia e saiba todos os mistérios e todo o conhecimento, e tenha uma fé capaz de mover montanhas, mas não tiver amor, nada serei.” (1 Coríntios 13.2)

Quando a Bíblia lança essa ideia de “mover montanhas” por causa da fé, o que realmente ela realmente quer dizer? Que montanhas são essas? Vamos ao contexto.

E se você tiver um tempinho, leia ou ouça o capítulo 11, do livro de Marcos, para entender melhor. Eu resumi aqui pra você:

Quando Jesus estava falando aos seus discípulos, eles estavam no monte das Oliveiras, com vista para o mar Morto e o tema principal era a fé.

Os discípulos estavam vendo as obras grandiosas que Jesus realizava e eles ansiavam fazer o mesmo. Então, Jesus deu instruções para eles. Vamos analisar:

Um dia antes, Jesus pediu um jumentinho e entrou em Jerusalém, evento que chamamos de “entrada triunfal”. No dia seguinte, Ele amaldiçoou a figueira porque ela não dava frutos.

Perceba que cada ação tem o seu significado simbólico. O que aconteceu em seguida? Jesus entrou no Templo e protestou quando viu aquele comércio dentro do que eles conheciam como “a casa de Deus”, ocasião em que ele disse:

“Não está escrito: A minha casa será chamada por todas as nações casa de oração? Mas vós a tendes feito covil de ladrões.” (Marcos 11.17)

Jesus apresentava uma doutrina diferente, então seus ensinamentos estavam abrindo os olhos do povo. Isso fez com que os “mestres da lei” o perseguissem até a morte.

O que podemos extrair do texto até aqui?

Primeiro — na entrada triunfal, Jesus cumpre o que está escrito em Zacarias 9.9: “Alegre-se muito, cidade de Sião! Exulte, Jerusalém! Eis que o seu rei vem a você, justo e vitorioso, humilde e montado num jumento, um jumentinho, cria de jumenta”. Ali Jesus declarou ser o Messias.

Segundo — quando Ele amaldiçoa a figueira, aponta para Israel que estava mergulhada em sua religiosidade e não dava frutos, pelo contrário, os escribas, mestres da lei, sacerdotes, fariseus e saduceus, estavam explorando o povo e praticando o que desagradava a Deus. Eles estavam tão cegos que não enxergaram o Messias. Veja o que diz a Bíblia sobre isso:

“Aquele que é a Palavra estava no mundo, e o mundo foi feito por intermédio dele, mas o mundo não o reconheceu. Veio para o que era seu, mas os seus não o receberam.” (João 1.10-11)

Terceiro — quando Jesus entrou no Templo derrubando tudo e expulsando os comerciantes, Ele estava dizendo que ali deveria ser um local de adoração e não de exploração. E até naquele momento os judeus o questionaram:

“Que sinal miraculoso o senhor pode mostrar-nos como prova da sua autoridade para fazer tudo isso?”

E foi quando Jesus disse a eles:

“Destruam este templo, e eu o levantarei em três dias”. (João 2.18-20)

E eles ficaram ali questionando como Jesus levantaria um Templo que levou 46 anos para ser edificado em apenas 3 dias. Hoje, sabemos que Jesus estava falando do “templo espiritual” e se referia à sua própria ressurreição.

Resumindo

Esse é o contexto do texto de Marcos. Como devemos então interpretar as palavras de Jesus?

Que “monte” é esse que pode ser lançado no mar através da fé? Entenda os simbolismos e as metáforas.

Jesus não está falando de nenhuma montanha real, mas de algo tão grande que era capaz de ofuscar a fé daqueles judeus. O que impedia os discípulos de realizar os milagres que Jesus realizava na frente deles? Falta de fé. E o que é falta de fé? Incredulidade.

Jesus entrou em Jerusalém montado num jumentinho, cumprindo uma palavra do Antigo Testamento, e os judeus não acreditaram. Depois disso, Jesus amaldiçoou uma figueira e ela realmente secou fisicamente, mas por trás dessa ação, havia um simbolismo que apontava para o povo de Israel, mostrando que não estava frutificando espiritualmente e houve uma consequência para a incredulidade daquele povo.

E, por último, Jesus expulsou os comerciantes do Templo, mostrando que aquela geração estava fazendo tudo errado. Eles eram mais religiosos do que espirituais, e isso estava afastando eles de Deus, comprometendo a fé deles, incluindo os discípulos.

O que tem atrapalhado a sua fé?

Qual é a montanha que tem impedido você de seguir em frente? A falta de visão de que Jesus é realmente o filho de Deus e o Salvador? Ou você tem se sentido uma árvore sem frutos? Veja o que diz a Bíblia sobre isso:

“Vocês não me escolheram, mas eu os escolhi para irem e darem fruto, fruto que permaneça, a fim de que o Pai lhes conceda o que pedirem em meu nome.” (João 15.16)

Quer dizer que não basta pedir algo a Deus, primeiro temos que dar frutos, ou seja, oferecer às pessoas ao nosso redor, algo que as alimente espiritualmente.

E do que precisamos para dar frutos? Temos que estar em Cristo e depender Dele, como o ramo depende da videira. Assim, a nossa vontade será a vontade de Deus.

Quando pedimos e não somos atendidos, quer dizer que queremos algo que não está dentro dos planos Dele.

O que mais pode estar atrapalhando a sua fé ou impedindo você de ver milagres acontecendo? Será que a sua espiritualidade virou religião? Será que no seu contexto, o templo virou comércio e covil de ladrões?

De acordo com o texto de Marcos, quando Jesus disse aos discípulos que eles poderiam mover as montanhas que impediam a fé de avançar e crescer, esses eram os montes que atravessam seus caminhos.

Simbologia bíblica

As montanhas foram usadas simbolicamente por Jesus para descrever forças poderosas, barreiras que parecem intransponíveis. Quando você olha para frente e vê uma montanha, você pode pensar que será impossível passar por aquele caminho.

Então, vem Jesus e lhe diz (no espiritual):  “Ordena a essa montanha que se lance no mar”. Que mar é esse? Que seja o mar do esquecimento, onde você lança a sua incredulidade e não se lembra mais que um dia duvidou do seu poder de crescer e de vencer os obstáculos. Esse poder se chama fé.

E nesse estudo ainda cabe uma observação. Quando Jesus fez a figueira secar, não quer dizer que ele matou a raiz. Veja como está a figueira hoje, que é a nação de Israel, o povo de Deus.

Deus fez a figueira secar durante um tempo, para disciplinar e ensinar. Mas a Bíblia diz que a figueira iria se renovar e começar a brotar, e isso seria um sinal de que Jesus estaria às portas (Mateus 24.32-35).

Sendo assim, receba essa palavra, hoje, como uma oportunidade de remover as montanhas do seu caminho, para você avançar na sua fé, de forma que ela seja inabalável.

E esse foi o estudo desta semana. Espero que tenha tirado a sua dúvida e também colaborado para o seu crescimento espiritual. Beijo no coração e até a próxima, se Deus quiser!

Por Cris Beloni, jornalista cristã, pesquisadora e escritora. Lidera o movimento Bíblia Investigada e ajuda as pessoas no entendimento bíblico, na organização de ideias e na ativação de seus dons. Trabalha com missões transculturais, Igreja Perseguida, teorias científicas, escatologia e análise de textos bíblicos.

* O conteúdo do texto acima é de colaboração voluntária, seu teor é de total responsabilidade do autor e não reflete necessariamente a opinião do Portal Guiame.

Leia o artigo anterior: “O que ligarem na terra terá sido ligado no céu”: você já colocou essa palavra em prática?

Este conteúdo foi útil para você?

Sua avaliação é importante para entregarmos a melhor notícia

Siga-nos

Mais do Guiame

O Guiame utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência acordo com a nossa Politica de privacidade e, ao continuar navegando você concorda com essas condições