Soldado de Cristo: Aprenda a “vestir a armadura de Deus” e vença as batalhas desta vida

Batalhas Espirituais.

Fonte: Guiame, Cris BeloniAtualizado: segunda-feira, 4 de abril de 2022 15:59
(Foto: Pxhere)
(Foto: Pxhere)

“Por isso, vistam toda a armadura de Deus, para que possam resistir no dia mau e permanecer inabaláveis, depois de terem feito tudo”. (Efésios 6.13)

Vista a sua armadura e lute

Vestir a “armadura de Deus” é mais uma metáfora impressionante da Bíblia. Isso porque Deus não tem uma armadura e nós não podemos vestir algo que não estamos vendo. Logo, estamos diante de uma realidade espiritual.

Numa analogia às batalhas do Império Romano, vestir-se, hoje, com a armadura de Deus é algo imprescindível na guerra diária espiritual pelo Reino.

Cada parte da armadura é essencial para resistir aos ataques do inimigo e alcançar a vitória. Para “lutar contra o mal” é preciso preparar-se como um soldado que se prepara para a guerra.

Diariamente, enfrentamos dois tipos de batalha: a física e a espiritual. Enquanto a física atinge o corpo, a espiritual tenta derrubar a nossa fé.

Mas como saber quando somos atingidos?

Quando o nosso espírito é atacado, somos dominados por um sentimento de desânimo e perdemos rapidamente a comunhão com Deus. Ao nos afastarmos de Sua Palavra, ficamos suscetíveis ao pecado.

Quando isso acontece é hora de tomar uma decisão: se prostrar e perder ou se levantar para lutar. Aqueles que decidem lutar precisam  de coragem, pois existe uma guerra espiritual acontecendo o tempo todo ao nosso redor. Veja o que a Bíblia diz:

“O diabo, o inimigo de vocês, anda ao redor como leão, rugindo e procurando a quem possa devorar.” (1 Pedro 5.8).

E só existe uma forma de vencer essa guerra:

“Resistam-lhe, permanecendo firmes na fé.” (1 Pedro 5.9)

Como permanecer firme na fé?

Ao admitirmos que existe uma guerra e um inimigo a ser enfrentado, sabemos que há perigo pela frente, então precisamos aprender a nos defender.

“Usem o escudo da fé, com o qual vocês poderão apagar todas as setas inflamadas do Maligno.” (Efésios 6.16)

O apóstolo Paulo, que estava habituado às lutas e provações e considerava-se um soldado de Cristo, exortou os crentes da igreja em Éfeso a se vestirem de uma armadura que os capacitaria a enfrentar os “dardos inflamados de Satanás” contra suas vidas e também a manter a fé nos dias maus. Veja:

“Finalmente, fortaleçam-se no Senhor e no seu forte poder. Vistam toda a armadura de Deus, para poderem ficar firmes contra as ciladas do diabo, pois a nossa luta não é contra pessoas, mas contra os poderes e autoridades, contra os dominadores deste mundo de trevas, contra as forças espirituais do mal nas regiões celestiais. Por isso, vistam toda a armadura de Deus, para que possam resistir no dia mau e permanecer inabaláveis, depois de terem feito tudo. Assim, mantenham-se firmes, cingindo-se com o [1] cinto da verdade, vestindo a [2] couraça da justiça e tendo os [3] pés calçados com a prontidão do evangelho da paz. Além disso, usem o [4] escudo da fé, com o qual vocês poderão apagar todas as setas inflamadas do Maligno. Usem o [5] capacete da salvação e a [6] espada do Espírito, que é a palavra de Deus. Orem no Espírito em todas as ocasiões, com toda oração e súplica; tendo isso em mente, estejam atentos e perseverem na oração por todos os santos.” (Efésios 6.10-18)

Segundo a Bíblia, existe um perigo iminente no mundo espiritual, e quem não o identifica corre o risco de sofrer danos irreversíveis. É como estar desprotegido em meio a uma batalha no mundo físico.

Mas quem lê a Bíblia, além de saber identificar quando essa batalha começa, também sabe se proteger tomando posse da “armadura” que Deus disponibiliza para cada um de nós.

Cada parte dessa armadura tem a sua utilidade de proteção, portanto, abrir mão de qualquer uma delas pode fazer com que o soldado se torne vulnerável.

  • Cinto da verdade
  • Couraça da justiça
  • Sandálias da paz
  • Escudo da fé
  • Capacete da salvação
  • Espada do Espírito

Nos próximos estudos, vamos aprender a “vestir essa armadura” e a lutar espiritualmente de acordo com as especificações bíblicas.

E esse foi o estudo desta semana. Espero que tenha tirado a sua dúvida e também colaborado para o seu crescimento espiritual. Beijo no coração e até a próxima, se Deus quiser!

Por Cris Beloni, jornalista cristã, pesquisadora e escritora. Lidera o movimento Bíblia Investigada e ajuda as pessoas no entendimento bíblico, na organização de ideias e na ativação de seus dons. Trabalha com missões transculturais, Igreja Perseguida, teorias científicas, escatologia e análise de textos bíblicos.

* O conteúdo do texto acima é de colaboração voluntária, seu teor é de total responsabilidade do autor e não reflete necessariamente a opinião do Portal Guiame.

Leia o artigo anterior: Conexão entre olhos e alma: “Se os seus olhos forem bons, todo seu corpo será cheio de luz”

Siga-nos

Mais do Guiame

O Guiame utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência acordo com a nossa Politica de privacidade e, ao continuar navegando você concorda com essas condições