“Ensina a criança no caminho em que deve andar, e ainda quando for velho, não se desviará dele” (Provérbios 22:6).
Nos últimos três anos, tenho tido a oportunidade de cuidar e dar suporte à minha mãe, que enfrenta um problema de saúde. Nesse período entre cirurgias, tratamentos e sessões de fisioterapia, imunoterapia, quimioterapia e radioterapia, ela sempre me ensina com fé, resiliência e serenidade ao lidar com cada procedimento.
No cotidiano, fui anotando várias instruções que ela me deu nessa caminhada. Sinto-me honrada e privilegiada em poder ter esse tempo com ela, nesse processo que nem sempre é fácil, mas que ela atravessa com um olhar constante na eternidade — algo que me ensina todos os dias.
Por isso, resolvi compartilhar alguns dos conselhos anotados:
- Seja grato a Deus por sua vida;
- Ame e perdoe os outros, assim como deseja ser amado e perdoado;
- Busque andar na verdade, ela vai te proteger;
- Sua família é prioridade;
- Busque a Deus enquanto pode achá-lO;
- Seja o melhor ser humano que você conseguir ser;
- Pague suas contas em dia;
- Respeite as pessoas, e não apenas as de autoridade;
- Controle seu temperamento;
- Comunique-se bem;
- Escute o que as pessoas têm a dizer. Não interrompa, deixe-as falar;
- Seja corajoso;
- Olhe nos olhos das pessoas;
- Nunca elogie a si mesmo. Se houver reconhecimento, que venha dos outros;
- Seja um bom vencedor e saiba perder também;
- Cuidado ao queimar pontes. Você ficará surpreso com quantas vezes precisará atravessar o mesmo rio;
- Seja rápido em reconhecer aqueles que o ajudaram;
- Guarde bem o nome das pessoas. Você precisa delas, mas aprenda a não depender;
- Assuma o controle da sua atitude;
- Não deixe que outra pessoa fale ou faça escolhas por você;
- A maior riqueza é a saúde;
- Mantenha um bloco de anotações e um lápis em sua mesa de cabeceira. Ideias que valem muito, normalmente surgem na madrugada;
- Não permita que o telefone interrompa momentos importantes. Ele está lá para sua conveniência, não para a de quem te liga;
- Não se demore onde não é bem recebido;
- A maior parte do sucesso em qualquer área se baseia na capacidade de lidar com pessoas;
- Defenda os menores, proteja os indefesos;
- Se compare apenas consigo mesmo;
- Jamais esqueça de onde veio e lembre-se diariamente onde quer chegar;
- Não espere que a vida seja justa com você;
- A expectativa dos outros não está no meu controle;
- A única coisa que posso controlar é o que está em minhas mãos;
Espero que esses ensinamentos o tenham ajudado de alguma forma. E, sempre que possível, anote as instruções da sua mãe.
Dione Alexsandra Ferreira é publicitária, pós-graduada em Comunicação Digital; Professora do Centro de Treinamento Bíblico Rhema; autora dos livros "Superação" e "Jornada para a Liberdade", publicados pela Editora Reinar e integrante do Departamento de Comunicação do Centro de Operações do Ministério Verbo da Vida.
* O conteúdo do texto acima é uma colaboração voluntária, de total responsabilidade do autor e não reflete necessariamente a opinião do Portal Guiame.
Leia o artigo anterior: Hormônios da felicidade!
Sua avaliação é importante para entregarmos a melhor notícia
O Guiame utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência acordo com a nossa Politica de privacidade e, ao continuar navegando você concorda com essas condições