Esta doutrina bíblica da justificação pela fé foi o cerne da iniciativa da Reforma Protestante. Nela aprendemos que somente pela fé em Cristo Jesus (Romanos 5:1), nossos pecados são perdoados e somos justificados em Cristo Jesus. Não somos mais pecadores condenados, mas pecadores redimidos pelo sangue de Jesus. Diante de Deus, não somos mais ‘o réu’, mas em Cristo Jesus, somos filhos de Deus, pois o Filho de Deus assumiu as nossas culpas e nos justificou. Isso não é mérito nosso, é obra da graça de Deus (Efésios 2:8).
Enquanto há religiões que justificam a salvação pelas obras por méritos humanos, o evangelho convida os pecadores ao arrependimento (Mateus 4:17). O Sola Fide, que é a doutrina da justificação pela fé, é um dos lemas que os reformadores destacavam em seus escritos.
Mas o Arminianismo segue o oxioma da Reforma Protestante? Muitos acusam a teologia arminiana de ter uma visão meritória humana, que não valoriza a obra do Senhor Jesus Cristo na cruz do Calvário. No entanto, isso não é verdade! O Arminianismo segue fielmente o pilar da Reforma Protestante Sola Fide.
Armínio, em suas Declarações de Sentimentos, se pronuncia afirmando que “Não tenho consciência de já ter ensinado ou emitido quaisquer outros sentimentos sobre justificação do homem diante de Deus do que aqueles que são ensinados, por unanimidade, pela igreja Reformada e também pelas protestantes” (ARMÍNIO, 2015, p. 240).
O teólogo holandês é bem claro em sua declaração acerca da doutrina bíblica. Não há nenhum indício, em seu raciocínio, de que Armínio apelasse ao pensamento que valoriza as obras humanas diante de Deus. O teólogo enaltece a obra de Cristo Jesus em igualdade com os reformadores.
O pai do Metodismo, John Wesley, que compactua com a soteriologia arminiana, corrobora com a doutrina da justificação pela fé da mesma essência que os reformadores ensinavam. Em um dos seus sermões, Wesley afirma que o “segundo Adão [...], Deus é até agora reconciliado com todo mundo, de modo que lhes deu uma nova aliança” (WESLEY,1854, p. 48).
Mesmo Wesley sendo um “teólogo prático”, não há nenhum registro de que ele enfatizasse a obra humana para alcançar a salvação e a justificação. Quem faz essa acusação é, no mínimo, deselegante com os arminianos, ou faz, essas e outras declarações infelizes, por falta de conhecer o verdadeiro Arminianismo.
A relevância em tratarmos desse assunto é de extrema urgência. Em muitos púlpitos de igrejas, as obras meritórias são supervalorizadas. Precisamos pregar e ensinar que somos justificados em Cristo Jesus pela graça, e não por obras humanas. Nós realizamos as obras porque já somos salvos pela graça. A graça de Deus é tudo em nossas vidas. Sem ela, não sobrevivemos. Fomos justificados em Cristo Jesus, para vivermos a novidade de vida que o evangelho nos oferece (2 Coríntios 5:17). Somos filhos de Deus e somos o habitar do Espírito Santo para realizarmos a obra de Deus e Ele ser glorificado em nossas vidas!
Referências bibliográficas:
ARMÍNIO, Jacó. As Obras de Armínio – Volume 1 . Rio de Janeiro. CPAD. 2015.
WESLEY, John. Sermons on Several Occasions: With a Life of the Author. London: Wesleyan Conference Office Press, 1864, Volume 1.
Ediudson Fontes é Pastor auxiliar da Assembleia de Deus – Ministério Cidade Santa no RJ. Teólogo. Pós-graduação em Ciência das Religiões. Mestrado em Teologia Sistemática. Professor de Teologia, autor das obras: “Panorama da Teologia Arminiana”, “Reforma Protestante e Pentecostalismo – A Conexão dos Cinco Solas e a Teologia Pentecostal” e “A Soteriologia na relação entre Arminianismo e Pentecostalismo”, todos publicados pela Editora Reflexão. Casado com Caroline Fontes e pai de Calebe Fontes.
* O conteúdo do texto acima é de colaboração voluntária, seu teor é de total responsabilidade do autor e não reflete necessariamente a opinião do Portal Guiame.
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