MENU

Dedicação

Dedicação

Atualizado: Quinta-feira, 26 Agosto de 2010 as 11:04

Uma das atitudes nobres que nos alimentam num relacionamento de amizade é a dedicação. A vida moderna, sobretudo nas cidades como São Paulo, onde tudo é longe demais, onde o trânsito louco rouba o nosso tempo, estressa qualquer um. Só com determinação é que mantemos aquelas amizades que nos são preciosas.

Quem é que não precisa ouvir, em algum momento da vida, coisas como: "saiba, amigo, que você pode contar comigo para tudo o que precisar". 

Dedicação é um dos segredos para a amizade. É separar um tempo para "bons papos", para ouvir e ser ouvido. Como dizia Gustavo Faustino, amigo pessoal - "tempo é opção". Dedicação é cuidado. O contrário disso é negligência, descaso.

Quem não enfrentou dificuldades tamanhas que pareciam sem saída, quando a presença daquele amigo foi tão forte que palavras jamais conseguirão expressar.

Abnegação a um amigo não tem preço. Cancelamos compromissos, reordenamos a agenda, só para poder oferecer o ombro amigo. Isso é dedicação. É comprometimento que exige algum sacrifício.

Você tem amigos? Quantas amizades iam tão bem e você as perdeu porque não houve dedicação a elas. Não digo que você tem de ser amigo de todos os que querem ser seus amigos. Amizade se conquista. Mas há algumas que merecem perdurar por toda a vida. Elas nos dão sentido e motivação.

Dedique-se aos amigos. Trate-os com desvelo. Dê de si mesmo. Haverá de ser maravilhoso para o seu coração saber que você deu o melhor de si, nesta ou naquela situação. O escritor Mathew Slick diz que dar o melhor da gente "vale a noite de sono".

Se você se olhar no espelho e perguntar: que amigo eu tenho sido? Que resposta o espelho lhe daria?

Transcrevo parte de uma carta que achei na internet www.meaumarci.hpg.ig.com.br/dedicacao.htm , de um jovem a uma grande amiga com câncer:"Sei que algumas coisas recentes andam maltratando essa boa alminha...saiba que você pode contar comigo para o que precisar. É preciso encontrar o atalho pra sair dessa floresta escura...É para isso que servem os amigos e é por isso que eu estou ao seu lado...conte comigo...e nunca se sinta em dívida por causa disso...".

Você não é perfeito. Ninguém é perfeito, mas dá para fazer o que nos vem às mãos, conforme as nossas forças, como dizia o sábio rei Salomão, no Livro de Eclesiastes.

Dedique-se pelo prazer de ser amigo, sem exigir nada em troca, sem cobranças... nem comparações.

Eli Fernandes de Oliveira é pastor titular da Igreja Batista da Liberdade (SP) desde 1984. É Bacharel em Teologia pelo STBNB; Psicanalista Clínico pela SPOB; Mestre em Teologia e Mestre em Ministério pela Faculdade Teológica da Fé Reformada, São Paulo, e Doutor em Teologia Th.D (cum claude) pela Universidade Cohen, Los Angeles, CA.

Já foi condecorado com Medalha Anchieta, da Câmara Municipal de São Paulo; Prêmio de Personalidade do Ano, pela Academia Paulista Cristã de Letras; Comenda Paul Harris, do Rotary Club e Membro Honorário da Força Aérea Brasileira.

veja também