MENU

Lealdade

Lealdade

Atualizado: Terça-feira, 24 Agosto de 2010 as 11:25

Algumas amizades têm a duração de uma vida. Qual é o segredo? A resposta é muito simples: um dos motivos é a lealdade. Essa é daquelas qualidades que mais encabeçam as listas de todas as pesquisas sobre o que as pessoas mais apreciam em seus amigos. Parece tão pouco, mas ser leal é até mais importante do que ser franco. Porque franqueza é dizer o que tem que ser dito. Lealdade é a capacidade de estar junto, haja o que houver, de ser honesto.

Quantas amizades morreram por causa da deslealdade! Lealdade é guardar segredos, nunca passá-los adiante. Trancar a sete chaves as confidências de quem um dia decidiu pensar em voz alta ao nosso lado. Os bons amigos fazem promessas e as mantêm vivas na mente, esforçando-se para cumpri-las. Quantas juras de amos e lealdade entre noivos ao pé do altar são desprezadas tão desleixadamente! Ser leal é assumir o amigo e andar com ele seja por onde for, porque nenhum caminho é longo demais quando um amigo nos acompanha.

Lealdade é não abandonar o amigo quando o relacionamento está passando por uma crise. De um cancioneiro popular: "quando teus olhos se cansarem dos meus, não é preciso haver falsidade". Lealdade é crer que aquele amigo vai sair dos reveses; é encorajá-lo a que realize aquilo de que é capaz.

Lealdade é estender a mão na necessidade, aplaudir nas vitórias, sem inveja, sem tirar vantagem, porque deslealdade dói. Preze seus amigos, dê-lhes o que você quer que eles lhes ofereçam. Se você quer ter amigos, seja amigo. Se quer ser amado, ame. Conserve amizades. Amigo leal em todo o tempo, como diz o provérbio de Salamão e, "quando a angústia lhe bater à porta, você terá um amigo". Faça isso e seus amigos se orgulharão de tê-lo como amigo.

Plante lealdade. Comece hoje, agora, e no dizer de Aristóteles você construirá amigos para sempre "como se houvesse uma alma em dois corpos", porque, como ele ainda escreve: "o amigo leal é um outro eu".

Eli Fernandes de Oliveira é pastor titular da Igreja Batista da Liberdade (SP) desde 1984. É Bacharel em Teologia pelo STBNB; Psicanalista Clínico pela SPOB; Mestre em Teologia e Mestre em Ministério pela Faculdade Teológica da Fé Reformada, São Paulo, e Doutor em Teologia Th.D (cum claude) pela Universidade Cohen, Los Angeles, CA.

Já foi condecorado com Medalha Anchieta, da Câmara Municipal de São Paulo; Prêmio de Personalidade do Ano, pela Academia Paulista Cristã de Letras; Comenda Paul Harris, do Rotary Club e Membro Honorário da Força Aérea Brasileira.

veja também