MENU

Sinceridade

Sinceridade

Atualizado: Quinta-feira, 26 Agosto de 2010 as 11:09

Sinceridade é uma coisa que anda em falta entre amigos. Está cada vez mais difícil encontrá-la. Mas ainda existe, o que é bom. Porque não há amizade que perdure num clima de falsidade, enganos. Sinceridade é pré-requisito para um relacionamento duradouro.

Há ocasiões em que é preciso dizer verdades que um amigo precisa ouvir, mas nos calamos, por medo de que sejamos mal interpretados e o relacionamento se quebre. Se resolvemos mesmo deixar pra lá alguma coisa, isso não significa que houve falta, de nossa parte, de sinceridade. Mas se decidimos abrir o coração, que seja com amor e respeito. Tire o respeito e amizade e, como diz Cícero, "você a privará de sua qualidade mais admirável".

Pessoas amigas precisam ser sinceras. Se você se sentir ofendido, não se magoe nem se afaste, mas procure seu amigo. Entre vocês não deve haver problemas pendentes. Na experiência relacional acontece de magoarmos sim, por atos e palavras. São mancadas, devem ser perdoadas, ao invés dos distanciamentos e sumiços inexplicáveis.

Amigo falha e nós também. Para que se exigir somente do outro a sinceridade? É preciso reconhecer também nossos erros e, por mais difícil que seja, temos de aprender a ouvir e "dar o braço a torcer": Desculpe, eu errei, e a amizade, ainda que balance, não cairá, ficará mais firme e mais madura. Se o procedimento não for esse, aí sim, faltamos com a sinceridade e a amizade é rompida.

Como são boas e importantes as verdadeiras e sinceras amizades. Mas, nada de "poder" de um sobre o outro, a não ser respeito para com as diferenças e muita igualdade nos deveres e direitos.

Boas e sinceras amizades são grandes valores da vida.

Eli Fernandes de Oliveira é pastor titular da Igreja Batista da Liberdade (SP) desde 1984. É Bacharel em Teologia pelo STBNB; Psicanalista Clínico pela SPOB; Mestre em Teologia e Mestre em Ministério pela Faculdade Teológica da Fé Reformada, São Paulo, e Doutor em Teologia Th.D (cum claude) pela Universidade Cohen, Los Angeles, CA.

Já foi condecorado com Medalha Anchieta, da Câmara Municipal de São Paulo; Prêmio de Personalidade do Ano, pela Academia Paulista Cristã de Letras; Comenda Paul Harris, do Rotary Club e Membro Honorário da Força Aérea Brasileira.

veja também