Vida após a morte

Por que morremos e como vencer a morte? Há alguma forma de evitá-la? Essas perguntas atingem todos nós e a resposta está na Palavra de Deus!

Fonte: Guiame, Felipe MoraisAtualizado: quinta-feira, 25 de agosto de 2022 às 16:28
(Foto: Piqsels)
(Foto: Piqsels)

Por que morremos?

Morremos porque a consequência do pecado é a morte (Rm 6:23), por um só homem entrou o pecado no mundo, e pelo pecado veio a morte e como todos pecaram (Rm 5:12), a morte passou a todos!

Quando começa a vida?

A princípio, a Palavra de Deus declara que a vida da humanidade iniciou-se quando Deus formou o homem do pó da terra e lhe soprou as narinas o fôlego de vida (Gn 2:7). Em seguida, a Bíblia deixa claro em muitos trechos, que a vida começa já na concepção (Gn 25:22,23; Jz 13:5,7; Sl 22:10; Is 44:24; 49:1; Jr 1:5; Gl 1:15) e sem dúvida, termina na morte (Hb 9:27).

O tempo da vida e da morte

Inegavelmente, há uma soma de dias para cada pessoa (Sl 39:4; Sl 139:16; Dn 12:13).

O salmista declara: “no teu livro foram escritos todos os meus dias” (Sl 139:16).

Por isso, “há tempo de nascer e tempo de morrer” (Ec 3:2).

Em seus projetos, muitas vezes os homens se esquecem que “são impedidos pela morte de continuar” (Hb 7:23).

Os milagres da ressurreição

Sendo assim, há um princípio estabelecido por Deus que “aos homens está ordenado morrerem uma só vez, vindo, depois disto, o juízo” (Hb 9:27). Sendo assim, somente o Senhor pode ressuscitar uma pessoa (Jo 6:39,40,44,54).

Entretanto, essas ressurreições, se trata de um milagre, uma intervenção divina (cf. 1Rs 17:17-24; 2Rs 4:32-36; Mt 9:23-25; At 20:9-12) e ocorreram por várias vezes em toda a Escritura. Contudo, somente Ele tem o poder sobre a morte! (Hb 2:14; Ap 1:18).

Todas as ressurreições passadas, foram milagres temporários, como no caso de Lázaro (João 11:14-45), todos eles morreram e estão aguardando a vinda de Cristo para receberem então a ressurreição para a vida eterna em que Cristo foi o primeiro e único até o dia da sua Vinda gloriosa a ressuscitar permanentemente! (1Co 15:21-23)!

Portanto, a única esperança da ressureição eterna do corpo está em Cristo (1Co 15:21-23, 35-57; 1Ts 4:15-18), e é exatamente por isso, que anunciamos as boas novas do Evangelho àqueles que não creem em Jesus: “Porque qual será a esperança do ímpio, quando lhe for tirada a vida, quando Deus lhe arrancar a alma?” (Jó 27:8).

É extremamente importante ressaltar que a ressurreição dentre os mortos é o principal pilar da fé cristã! (1 Coríntios 15:13-17)

A ciência poderia vencer a morte e promover ressurreição?

Os homens sempre procuraram meios de se salvarem à parte do Criador. Isso é da natureza caída, que procura se vestir com aventais de folhas de figueira. Mas a única forma de vencer a morte é pela fé em Cristo Jesus, que por meio de seu sacrifício como o Cordeiro de Deus (Ap 5:5,6) nos deu direito à vida eterna!

Cristo deixa claro que aos homens é impossível promover verdadeira ressurreição: “Quem de vocês, por mais que se preocupe, pode acrescentar um côvado ao curso da sua vida?” (Mateus 6:27)

"O Senhor é quem tira a vida e quem a dá; ele faz descer à sepultura e faz subir." (1Sm 2:6)

Por fim, concluímos com a fala de Jó quando se declara ao Todo-Poderoso: “Visto que os dias do ser humano estão contados, o número dos seus meses está nas tuas mãos; traçaste limites além dos quais não passará.” (Jó 14:5; cf. Jó 21:21)

Felipe Morais é servo temente ao Senhor e atua como pastor na Igreja Batista do Reino, Bacharel em Teologia, escritor (Os Segredos da PÁSCOA: e a Salvação do Povo de Deus | Perdão: assim como nós perdoamos), atua como professor no YouTube pelos canais Curso Bíblico Online e Devocional Bíblico Online.

* O conteúdo do texto acima é de total responsabilidade do autor e não reflete necessariamente a opinião do Portal Guiame.

Leia o artigo anterior: Deus é Pai

Este conteúdo foi útil para você?

Sua avaliação é importante para entregarmos a melhor notícia

Siga-nos

Mais do Guiame

O Guiame utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência acordo com a nossa Politica de privacidade e, ao continuar navegando você concorda com essas condições