Apostasia – A Sedução da Rebeldia

Na Bíblia há vários relatos de apostasia voluntária, em que o indivíduo por si só, rebela-se contra Deus, e noutros casos, há relatos de pessoas que são influenciadas à rebeldia.

Fonte: Guiame, Fernando MoreiraAtualizado: quinta-feira, 30 de novembro de 2023 às 18:07
(Foto: Unsplash/Ben White)
(Foto: Unsplash/Ben White)

A apostasia é o ato de renunciar ou abandonar a fé em Deus, tornando-se ímpio (aquele que não tem fé, e que não tem amor). O ímpio enche-se de si para si mesmo, e não se submete a Deus.

Apostasia vem do grego, apostátis (ἀποστάτης), rebelde, afastamento; no hebraico, mutiny (מרד), revolta, rebelião, insubordinação, rebeldia, opor-se a autoridade. No hebraico ainda há alguns outros termos utilizados, como: mumar (מומר), que foi mudado, deixou-se influenciar por; poshea Yisrael (פושע ישראל), rebelde, transgressor de Israel; kofer (כופר), aquele que nega; meshumad (משומד), destruído, o que abandona a fé.

Na Bíblia há vários relatos de apostasia voluntária, em que o indivíduo por si só, rebela-se contra Deus, e noutros casos, há relatos de pessoas que são influenciadas à rebeldia. Como vemos no caso de Deuteronômio 13:1-8, Quando profeta ou sonhador (falso mestre, falso líder, falso amigo) se levantar no meio de ti e te anunciar um sinal ou prodígio, e suceder o tal sinal ou prodígio de que te houver falado, e disser: Vamos após outros deuses, que não conheceste, e sirvamo-los, não ouvirás as palavras desse profeta ou sonhador; porquanto o Senhor, vosso Deus, vos prova, para saber se amais o Senhor, vosso Deus, de todo o vosso coração e de toda a vossa alma.

Andareis após o Senhor, vosso Deus, e a ele temereis; guardareis os seus mandamentos, ouvireis a sua voz, a ele servireis e a ele vos achegareis.

 (...) Se teu irmão, filho de tua mãe, ou teu filho, ou tua filha, ou a mulher do teu amor, ou teu amigo que amas como à tua alma te incitar em segredo, dizendo: Vamos e sirvamos a outros deuses, que não conheceste, nem tu, nem teus pais, dentre os deuses dos povos que estão em redor de ti, perto ou longe de ti, desde uma até à outra extremidade da terra, não concordarás com ele, nem o ouvirás; não olharás com piedade, não o pouparás, nem o esconderás, 

Talvez você ache radical o que vou comentar, mas o espírito do anticristo que está operando nesse mundo (1 João 4:3), movido pelo deus desse século (2 Coríntios 4:4) que cega o entendimento (a razão inclinada pelo espírito a Deus) das pessoas, tem “normalizado” tudo que é contrário a Deus, família judaico-cristã e Bíblia. Termos como, rebeldes (banda), lucífer (série), temas demoníacos cada vez mais comuns em desenhos, filmes etc., tem influenciado toda uma geração à insensibilidade espiritual, tornando o mal agradável, sedutor e interessante.

Nota-se que, especialmente, pautas progressistas, extremistas, autoritáritas contrárias a família judaico-cristã, demonizando Israel, enaltecendo grupos terroristas como Hamas, Hezbollah etc., tem sido o normal da ONU, e diversas entidades que se dizem lutar pelo bem social, mas buscam tudo que é contrário a Deus.

O ato de tornar normal o errado, relativizando o mal, a mentira e gerando líderes arrogantes, vaidosos, totalitários que manipulam a educação, a mídia, enfim movidos pelo espírito do anticristo, tornam-se prazerosos àqueles que querem alimentar seus desejos sexuais, incontroláveis, rebeldes, como diz em 1 Timóteo 4:1-3, O Espírito diz claramente que nos últimos tempos alguns abandonarão a fé e seguirão espíritos enganadores e doutrinas de demônios. Tais ensinamentos vêm de homens hipócritas e mentirosos, que têm a consciência cauterizada e proíbem o casamento e o consumo de alimentos que Deus criou para serem recebidos com ação de graças pelos que creem e conhecem a verdade.

Como Isaías 30:1, profetizou: Ai dos filhos rebeldes, diz o SENHOR, que tomam conselho, mas não de mim; e que se cobrem, com uma cobertura, mas não do meu espírito, para acrescentarem pecado sobre pecado... Na Parábola do Semeador, Jesus mostra que a apostasia vem pela rendição diante das adversidades: As que caíram sobre as pedras são os que recebem a palavra com alegria quando a ouvem, mas não têm raiz. Creem durante algum tempo, mas desistem na hora da provação (Lucas 8:13).

Paulo aconselha Timóteo acerca da apostasia, dizendo: Saiba disto: nos últimos dias sobrevirão tempos terríveis. Os homens serão egoístas, avarentos, presunçosos, arrogantes, blasfemos, desobedientes aos pais, ingratos, ímpios, sem amor pela família, irreconciliáveis, caluniadores, sem domínio próprio, cruéis, inimigos do bem, traidores, precipitados, soberbos, mais amantes dos prazeres do que amigos de Deus, tendo aparência de piedade, mas negando o seu poder. Afaste-se desses também. São esses os que se introduzem pelas casas e conquistam mulheres instáveis sobrecarregadas de pecados, as quais se deixam levar por toda espécie de desejos. Elas estão sempre aprendendo, mas jamais conseguem chegar ao conhecimento da verdade (2 Timóteo 3:1-7).

Jesus diz que aquele que perseverar até o fim será salvo (Mateus 24:13). Apostasia é vagarosamente se afastar de Deus. Sinais de que você está rumando para apostasia:

1. Desinteresse pela leitura da Bíblia. Quando se deixa de ler a Bíblia diariamente, coloca-se a fé em risco, porque a Palavra diz: a fé vem pelo ouvir, e ouvir a palavra de Deus (Romanos 10:17).

2. Desinteresse por Jesus, o único Caminho. Quando se para de buscar intimidade com Deus em Jesus, deixa-se corromper-se por outros ídolos, focos e desejos. A Bíblia diz em Hebreus 12:2, olhando para Jesus, autor e consumador da fé...

3. Desinteresse por se congregar na igreja. A Bíblia diz em Hebreus 10:25, Não deixemos de reunir-nos como igreja, segundo o costume de alguns, mas procuremos encorajar-nos uns aos outros, ainda mais quando vocês veem que se aproxima o Dia. Ou o que o Salmista diz em Salmos 122:1, Alegrei-me quando me disseram: Vamos à casa do Senhor.

4. Negligência com a vida espiritual. Não se quer mais jejuar, orar, louvar a Deus, enfim vagarosamente vai se esfriando do básico da vida cristã (Hebreus 6:1 – prossigamos até a perfeição...). Paulo fala sobre isso em Gálatas 1:6, Estou chocado de que estejais vos desviando tão depressa daquele que vos chamou pela graça de Cristo, para seguirem outro evangelho... e ainda em I Coríntios 3:1, Irmãos, não vos pude falar como a pessoas espirituais, mas como a pessoas carnais, como a crianças em Cristo.

5. Desinteresse pela oração. Jesus disse: Vigiai e orai, para que não entreis em tentação (Mateus 26:41). Orar é falar com Deus pela fé. A fé não é algo que se sinta, mas que se faz (Hebreus 11:1). A fé é uma atitude que a razão não compreende, mas se beneficia com isso. Jesus disse: Por isso vos digo que todas as coisas que pedirdes, orando, crede receber, e tê-las-eis (Marcos 11:24). Jesus tinha uma vida de oração diária. E aconteceu que naqueles dias subiu ao monte a orar, e passou a noite em oração a Deus. E, quando já era dia, chamou a si os seus discípulos, e escolheu doze deles, a quem também deu o nome de apóstolos (Lucas 6: 12-13).

6. Acreditar mais na teologia (hermenêutica humana) do que na Bíblia. O excesso de interpretação humana, pelo enfado do estudo, pode turvar a água da revelação de Deus. Desde os tempos Bíblicos, pessoas surgiram com falsos ensinos, heresias, falsas profecias segundo suas percepções. Em Romanos 14:2, Paulo diz: Um crê que pode comer de tudo, e outro, cuja fé é fraca, come somente alimentos vegetais. Em I Coríntios 6:12, Todas as coisas me são lícitas, mas nem todas as coisas convêm. Todas as coisas me são lícitas; mas eu não me deixarei dominar por nenhuma delas. Em Romanos 16:17 temos: Rogo-vos, queridos irmãos, que tomem muito cuidado com aqueles que causam divisões e levantam obstáculos à doutrina que aprendestes. Afastai-vos deles! Pedro alerta: Contudo, assim como surgiram falsos profetas no meio do povo de Israel, também haverá entre vocês falsos mestres. Eles se intrometerão entre vocês com doutrinas destruidoras e chegarão até a negar o Mestre que comprou a liberdade deles.

7. Mover-se pelos frutos da carne. Os "frutos da carne" são listados em Gálatas 5:19-21, e incluem coisas como fornicação, impureza, libertinagem, idolatria, entre outros. O excesso de práticas carnais. A apostasia está diretamente relacionada com esses "frutos da carne", quando envolve abandonar a fé por razões como desejo por prazeres mundanos, idolatria de outras ideologias ou influências imorais. No entanto, é crucial reconhecer que a apostasia é um fenômeno complexo (é pessoal) e multifacetado, e suas causas podem variar amplamente de uma pessoa para outra.

A Bíblia deixa claro que antes da manifestação do anticristo, a apostasia seria o maior sinal para nos alertar. Veja o que diz, 2 Tessalonicenses 2:3-4, Não deixem que ninguém os engane de modo algum. Antes daquele dia virá a apostasia e, então, será revelado o homem do pecado, o filho da perdição. Este se opõe e se exalta acima de tudo o que se chama Deus ou é objeto de adoração, chegando até a assentar-se no santuário de Deus, proclamando que ele mesmo é Deus.

A apostasia pode ser causada por uma variedade de fatores complexos e pessoais. Algumas das razões comuns incluem questionamentos teológicos, experiências negativas dentro de uma comunidade religiosa, mudanças na perspectiva filosófica ou científica, e influências culturais. Questões de moralidade, decepções pessoais, ou conflitos emocionais também podem desempenhar um papel. Cada caso de apostasia é único, refletindo as circunstâncias individuais e a jornada espiritual da pessoa envolvida.

Só existe uma forma de vencer a apostasia: arrependendo-se! Voltando-se para Deus. Sem santidade, ninguém verá a Deus (Hebreus 12:14). Maranata! Ora, vem Senhor Jesus!

Fernando Moreira (@prfernandomor) é pastor na Igreja Batista do Povo. Bacharel em Ciência da Computação e Teologia, com mestrado em Ciência da Computação e doutorado em Teologia. É membro da Academia de Letras, Artes e Cultura do Brasil, associado do Instituto Brasileiro de Governança Corporativa (IBGC). Executivo numa multinacional de tecnologia, mentor de carreiras executivas, membro de conselhos administrativos, palestrante, conferencista e autor de 8 livros.

* O conteúdo do texto acima é de total responsabilidade do autor e não reflete necessariamente a opinião do Portal Guiame.

Leia o artigo anterior: O que os pogroms têm a ver com o Hamas?

Este conteúdo foi útil para você?

Sua avaliação é importante para entregarmos a melhor notícia

Siga-nos

Mais do Guiame

O Guiame utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência acordo com a nossa Politica de privacidade e, ao continuar navegando você concorda com essas condições