MENU

Os artistas invisíveis na pandemia do Covid-19

Difícil pensar em arte sem plateia, sem aglomeração de pessoas. São poucas as atividades artísticas que proporcionam isso.

fonte: Guiame, Kely Nascimento

Atualizado: Sexta-feira, 15 Maio de 2020 as 3:34

(Foto: Kyle Head/Unsplash)
(Foto: Kyle Head/Unsplash)

A importância do isolamento nesse período de pandemia é inquestionável. Afinal, em nenhum país do mundo encontrou uma outra opção para acabar com o avanço da contaminação do Covid-19.

Muitos estão sem trabalho, outros que continuam trabalhando, mas com acordo de salário e ainda têm aqueles sem nenhuma perspectiva de quando poderão retomar suas atividades.

Por exemplo, os profissionais da arte.

Difícil pensar em arte sem plateia, sem aglomeração de pessoas. São poucas as atividades artísticas que proporcionam isso.

E como estão fazendo esses profissionais? Os técnicos? Camareiras? E tantos outros que trabalham para realizar cultura? Toda essa equipe “invisível”, indispensável para que o artista possa estar no palco.

Eles não fazem live e a maioria deles não são artistas conhecidos, para ganharem dinheiro com a imagem.

Eles têm família, filhos, aluguel, todas as despesas que todos têm.

Exercem a primeira profissão que precisou parar e, provavelmente, a última a ser normalizada.

Por isso, o Instituto Renascimento, que foi fundado pelo ator Northon Nascimento (in memoriam) junto comigo, começou uma ação para que essas pessoas passem com menos sofrimento esse momento tão difícil.

A arrecadação de cestas básicas está sendo feita especificamente para esses profissionais.

Queremos ver a ribalta iluminar novamente, as histórias que nos emocionam serem contadas. Queremos levar a arte onde o povo está. Queremos alcançar a plateia com todas as muitas faces de arte.

E precisamos da sua ajuda para que esses artistas que aparentemente são invisíveis, mas essenciais, possam continuar.

Por isso, contamos com a ajuda de todos os que entendem as dificuldades enfrentadas pelos profissionais da cultura. Você pode fazer sua doação, acessando o Instituto Renascimento: [email protected] / www.institutorenascimento.org.br / (11) 99220.2206.

Sua colaboração será muito bem-vinda. Muito obrigada.

Que Deus te abençoe.

Por Kely Nascimento, cristã, atriz, escritora, produtora de teatro e presidente do Instituto Renascimento. É ativista para a causa doação de órgãos no Brasil, com reconhecimento do Ministério da Saúde.

* O conteúdo do texto acima é de colaboração voluntária, seu teor é de total responsabilidade do autor e não reflete necessariamente a opinião do Portal Guiame.

veja também