MENU

O importante é saber a Missão!

O importante é saber a Missão!

Atualizado: Quarta-feira, 3 Outubro de 2012 as 1:21

Nas minhas palestras sobre escolhas de carreiras que ministro principalmente para jovens no 2º e 3º anos do ensino médio, muitas vezes me deparo com mais do que simplesmente dúvidas a respeito de qual curso fazer ou qual a melhor faculdade.

Essas, na verdade, são dúvidas até comuns que realmente fazem parte desse processo de escolha tão importante. O que me deixa intrigado é que a maior parte dos jovens não tem em si o senso de missão. Mas o que é missão? 

Missão é justamente o que te faz escolher algo com certeza e não desistir quando as dificuldades surgirem. É o algo mais que dá todo o sentido à sua realização. É o motivo pelo qual você se propõe a encarar o desafio e não desistir dele.

Gosto muito de dar o exemplo do jogador Kaká, do Real Madrid e (se Deus quiser e o Mano Menezes deixar de ser tão teimoso) seleção brasileira. Muitos meninos sonham em ser jogador de futebol. Vários tem razões bem rasas para essa escolha, como ser famosos e ter dinheiro. Outros dizem que querem o futebol para ajudar suas famílias, para poderem dar uma condição de vida digna para as pessoas que amam... tudo isso é válido mas não é missão.

Missão é quando você escolhe ser jogador de futebol e diz para si mesmo “Serei o melhor jogador que puder e serei exemplo de caráter e esforço.” Ou ainda “serei jogador de futebol para mostrar para os mais jovens que é possível vencer mesmo sendo uma pessoa muito humilde financeiramente.”

Parece bobagem ou jogo de palavras, mas não é. Quem tem sentido de missão, como o Kaká, transforma sua carreira num espelho para outros. Além disso, o senso de missão é tão forte dentro da pessoa que mesmo as maiores dificuldades são encaradas com coragem para serem superadas. Existe um motivo muito mais forte para a superação.

O garoto que quer ser jogador para ganhar dinheiro e ajudar a família pode ser bem sucedido, porém, quando ele atinge a meta e ganha dinheiro, compra casa, carros, ajuda a família o que mais sobra? Aí vem o vazio que muitos deles tentam preencher com noitadas, bebidas alcoólicas, drogas, relações com várias mulheres... Existia uma meta mas não existia missão!

Por isso, jovem, pense no que realmente dá sentido à sua vida antes de escolher uma profissão ou uma faculdade. Olhe para dentro de si e veja o que dará sentido a sua vida, o que é seu sonho maior e por que você sonha com isso. Assim você descobrirá sua missão!

Jesus não abriu mão da meta dele em nenhum momento, nem com as maiores dificuldades e sofrimentos pois ele sabia plenamente qual era a missão. E ele a cumpriu!

Deus nos abençoe

 

por Marcelo Palma
facebook.com/MarceloPalmaPersonalCoach
www.marcelopalma.com.br

veja também