Uma ideia divina

Além da bênção da sabedoria, Deus dá a bênção de que palavras e conselhos sábios serão ouvidos e reverenciados.

Fonte: Guiame, Mário MorenoAtualizado: segunda-feira, 4 de setembro de 2023 às 18:10
(Foto: Unsplash/Taylor Flowe)
(Foto: Unsplash/Taylor Flowe)

Na porção desta semana, Hashem* nos pede para seguirmos Seus caminhos e nos assegura que “Ele irá confirmá-los como seu povo santo – se vocês seguirem Suas leis e seguirem Seus caminhos. Então todas as pessoas da terra verão que o nome de Hashem é proclamado sobre ti e te reverenciarão” (Deuteronômio 28:4-5).

A Torah nos diz que a nossa associação com o nome de Hashem melhorará o nosso índice de aprovação. Será o fato de que Sua bênção nos tornará bem-sucedidos e que o sucesso trará reverência? Ou está simplesmente afirmando que se alguém for justo então sua presença inspirará admiração? Ou talvez a promessa seja maior. Hashem nos garante que Sua orientação e Seu nome estarão por trás de cada ação nossa. E eles serão tocados com admiração, reverência e imortalidade.

Em 1923, quando o Rabino Meir Shapiro tinha apenas 37 anos, ele teve uma ideia revolucionária. Se todos os judeus aprendessem o mesmo fólio do Talmud e seguissem um calendário definido, não apenas os judeus completariam o Talmud depois de sete anos, mas os judeus do mundo teriam um fio unificador para uni-lo. Assim foi formulado o conceito do Daf Yomi (a página diária do Talmud).

Vender essa ideia não foi fácil. Muitos líderes rabínicos achavam que uma página frente e verso por dia era um ritmo muito rápido para questões complexas do Talmúdica. Muitas vezes demorava semanas para analisar até mesmo um lado de uma página! No entanto, a ideia foi recebida calorosamente pelo grande sábio e tsadic, o Chafetz Chaim, que encorajou o Rabino Shapiro a apresentá-la no primeiro Knessiah (Congresso Mundial) do Agudath Israel realizado em Viena, Áustria, em 1923.

O Chafetz Chaim também entendeu que o Rabino Shapiro talvez fosse considerado jovem demais para apresentar uma ideia tão revolucionária. Ele estava preocupado que o relativamente jovem iluy (gênio) não fosse capaz de conquistar o respeito dos rabinos mais velhos e mais conservadores, cujo apoio era necessário para que sua ideia fosse aceita. Mas o Chafetz Chaim tinha um plano.

“Gostaria que você apresentasse sua ideia no Knessiah”, disse ele. “Mas entre no corredor pelo menos uma hora atrasado. Gostaria que você chegasse depois que a sessão já estivesse em pleno andamento.”

O Rabino Meir não entendeu o que Chafetz Chaim tinha em mente, mas concordou em seguir sua diretriz.

No dia da sessão principal, a sala estava lotada. O Chafetz Chaim, como um dos mais velhos da geração e um dos sábios mais reverenciados do século, sentou-se no estrado que ficava de frente para a enorme multidão. Conforme planejado, cerca de uma hora após o discurso de abertura, o Rabino Shapiro entrou pelo fundo do salão.

Imediatamente, o Chafetz Chaim notou-o e levantou-se de um salto. “Rabino Shapiro chegou!” ele exclamou enquanto se levantava da cadeira respeitosamente. Chocado com as ações do Chafetz Chaim, todo o estrado também se levantou. Em poucos momentos, toda a assembleia ficou de pé em homenagem ao homem que o Chafetz Chaim tanto homenageou.

Com uma expressão de descrença, Rabino Meir, com a cabeça baixa com humildade e admiração, foi conduzido ao estrado.

O Chafetz Chaim voltou-se para ele na presença de toda a assembleia e proclamou. “Agora o Rav nos abordará com uma ideia nova.” A história nos conta o resto da história.

Mais de setenta anos depois, em 28 de setembro de 1997, mais de 100.000 judeus, em todo o mundo, participaram do décimo siyum (conclusão) do Daf Yomi. Eles encheram o Madison Square Garden, o Nassau Coliseum e salões de reuniões e centros de convenções em todo o mundo. Juntos, eles não apenas celebraram a décima conclusão de todo o Talmud, tanto por rabinos quanto por leigos, mas também celebraram o tremendo feito inspirado pela ideia de um homem e pelo encorajamento quase divino de um grande sábio que enfrentou o desafio.

A Torah nos diz esta semana que toda ideia precisa de um manipulador divino. A bênção de Hashem garante que o mundo apreciará que ideias aparentemente mortais são na verdade Suas ideias – e elas se tornarão eternas. Além da bênção da sabedoria, Hashem dá a bênção de que palavras e conselhos sábios serão ouvidos e reverenciados. Não é apenas o que você sabe, mas quem você conhece. E quando esse alguém é D’us Todo-Poderoso, então a bênção está garantida. Como a Torah nos diz que “as pessoas da terra verão que o nome de Hashem é proclamado sobre ti – e eles te reverenciarão”. Porque quando o nome de D’us fala – as pessoas ouvem.

Hashem* é uma palavra em hebraico que significa "O Nome". É usada frequentemente como um substituto ou eufemismo para o nome sagrado de Deus na tradição judaica.

Tradução: Mário Moreno.

Por Rav. Mário Moreno, fundador e líder do Ministério Profético Shema Israel e da Congregação Judaico Messiânica Shema Israel na cidade de Votorantim. Escritor, autor de diversas obras, tradutor da Brit Hadasha – Novo Testamento e conferencista atuando na área de Restauração da Noiva.

*O conteúdo do texto acima é de colaboração voluntária, seu teor é de total responsabilidade do autor e não reflete necessariamente a opinião do Portal Guiame.

Leia o artigo anterior: Quem matou Jesus?

Este conteúdo foi útil para você?

Sua avaliação é importante para entregarmos a melhor notícia

Siga-nos

Mais do Guiame

O Guiame utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência acordo com a nossa Politica de privacidade e, ao continuar navegando você concorda com essas condições