MENU

Por que os catarinenses sofrem?

Por que os catarinenses sofrem?

Atualizado: Terça-feira, 3 Março de 2009 as 12

Eu não suportaria ouvir que o povo catarinense é pecador e merece o castigo divino. As teodicéias da teologia clássica não fazem sentido para mim. A explicação que Deus, por sua "vontade permissiva", determinou em tempos imemoriais, por seu "sábio conselho", que em 2008 morressem tantas pessoas soterradas, pode ser coerente para os teólogos de plantão. Menos para mim. Quero também saber a justificativa dos neopentecostais que prometem vitória, prosperidade e vida blindada. Como ficam agora os cultos na rádio e na televisão em Santa Catarina? Os obedientes, os santos, passaram ilesos pela inundação?

Soli Deo Gloria

Uma coisa é fazer teologia de cima de torres de marfim. Explicar o sofrimento contingencial com água na cintura é bem diferente.

Ricardo Gondim é pastor da Igreja Betesda de São Paulo e presidente da Convenção Nacional da denominação. Presidente do Instituto Cristão de Estudos Contemporâneos. Gondim é casado com Silvia Geruza Rodrigues, pai de três filhos - Carolina, 29; Cynthia, 27; e Pedro, 19 - e avô de Gabriela, Felipe e Felipe Naran. Nascido em 1954, em Fortaleza, Ceará, é formado em Administração de Empresas. Viveu nos Estados Unidos onde obteve formação teológica no Gênesis Training Center em Santa Rosa, Califórnia. Ministra palestras e conferências. É colunista das revistas evangélicas "Ultimato" e "Enfoque Gospel". Como escritor, Gondim é autor de livros como "O Evangelho da Nova Era", "Santos em Guerra", "Saduceus e Fariseus", "Creia na Possibilidade da Vitória", "É Proibido" - obra indicada ao prêmio Jabuti, de literatura brasileira -, "Artesão de uma Nova História", "Como vencer a Inconstância", "A presença imperceptível de Deus", "Do Púlpito 5", "O que os evangélicos (não) falam", "Creio, mais tenho dúvidas", e "Sem perder a Alma", o mais recente.

Site oficial:

www.ricardogondim.com.br

veja também